segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS NOS CONDUZEM SEMPRE A ALGUM LUGAR

Em seu costumeiro desencanto e mau humor, o escritor Jean Paul Sartre, desabafou um dia: “Os outros são o inferno”. Tal declaração faz sentido num mundo marcado pela subjetividade e pelo individualismo. Queremos ser felizes sozinhos. Mas nossa vida não cabe numa redoma, nem somos ilhas. Todos interdependemos uns dos outros. Os estudiosos dizem que 10% do que acontece não depende de nós, mas os outros 90% dependem de como reagimos. Isso significa que 90% do que acontece depende de nós.
Numa segunda-feira, na refeição da manhã, a filha de oito anos derrama café na camisa branca do pai. Aí começa uma batalha verbal. O pai repreende a filha e - aproveitando o embalo – acusa a esposa porque não cuidou da filha. Ele vai mudar de camisa e, na volta, encontra a filha em prantos. Por causa do choro, ela perde o ônibus escolar. Apressado o pai leva a filha de carro e ultrapassa o limite de velocidade. Além da multa, perde mais 15 minutos. No escritório percebe que esqueceu em casa um importante documento, que precisa refazer. Todo aquele dia foi péssimo e, retornando ao lar, encontra a esposa e a filha emburradas.
Todos gostamos de apontar culpados. Quem foi o responsável pelo péssimo dia? A xícara de café, a filha, a esposa ou o guarda de trânsito? De tudo quanto aconteceu somente a xícara de café esteve fora do seu alcance. O que aconteceu depois foi responsabilidade do pai.
A reação impensada daqueles cinco minutos estragou o seu dia. Se ele tivesse apenas feito uma leve observação à filha e dito: não tem importância, o pai vai vestir outra camisa, o dia teria sido totalmente diferente. Sua reação diante dos 10% - as coisas que não dependiam dele - estragou os 90% do restante do dia.
A pessoa madura é aquela que sabe agir. Isto significa ter uma conduta tranquila e sob controle. Reagir é adotar posturas contra os fatos e contra as outras pessoas. O pai reagiu
e isto voltou-se contra ele. Os outros não foram culpados. A culpa foi dele.
O escritor norte-americano Ralf Marston observa: “Não existe nada que sejamos obrigados a fazer. Todas as nossas ações são, direta ou indiretamente, aquelas que escolhemos e as nossas escolhas não são definitivas, podem ser mudadas. As escolhas que fazemos, a cada momento, conduzem-nos sempre a algum lugar. Como o poder de decidir a direção que queremos seguir, podemos escolher nosso sonho na construção da história de nossa vida”.
Será inútil reclamar dos 10% que a vida nos reserva. Inteligente é administrar os 90% que estão em nossas mãos. Derramar café em nossa camisa é algo que não depende de nós. Depende inteiramente de nós o que segue depois. Reagir é algo infantil, a pessoa
madura e ponderada limita-se a agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário