segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ÁRVORES: INDISPENSÁVEIS A VIDA



Frutos, folhas, flores e tronco têm ampla utilidade

Em 21 de setembro, celebramos o Dia da Árvore. Uma homenagem merecida, afinal, as árvores nos oferecem muita coisa boa. Elas estão entre os seres vivos mais antigos da Terra. As primeiras surgiram há cerca de um bilhão de anos! Adaptaram-se a diferentes condições e podem ser encontradas em todos os lugares, de cidades a florestas. Além de serem essenciais para manter o ambiente da Terra, fornecem diversos produtos ao homem. Confere! 

. Frutos - Além de sombra, árvores também dão frutos. Alguns podem ser consumidos do jeito que nascem, como maçã, manga, ameixa, laranja etc. Outros precisam de um preparo para virarem alimentos, como o cacau, matéria-prima dos adorados chocolates.

. Casca - A parte externa do tronco protege a árvore de insetos, perda de água e mudanças bruscas de temperatura. Algumas espécies oferecem algo mais. A casca da sobreiro, por exemplo, produz a cortiça, usada na fabricação de rolhas, entre outros produtos.

. Flores - Além da beleza e perfume, as flores das árvores são ricas em substâncias úteis às indústrias farmacêutica e de cosméticos. A flor da laranjeira é um bom exemplo. Rende óleos perfumados, também usados como calmantes naturais.

. Folhas - As folhas são mais do que importantes para as próprias árvores e também para a humanidade. É por meio delas que as árvores realizam a fotossíntese, processo que utiliza a luz do sol para gerar energia para a planta e transformar o gás carbônico em oxigênio, liberando-o no ambiente. As folhas ainda contêm fibras em abundância, usadas na fabricação de produtos como cordas.

. Tronco - Várias camadas formam a madeira que sustenta uma árvore. Cada uma tem substâncias diferentes, com aplicações variadas. A madeira é o principal produto do tronco das árvores, usada na fabricação de móveis e na construção civil. A celulose, substância extraída da polpa da madeira, serve para fazer papel. A goma está presente em produtos que contêm borracha. A resina é usada na fabricação de vários tipos de sabão, verniz e adesivos.

. Vida – As árvores garantem a vida de milhares de espécies pelo mundo todo. Afinal, é a partir delas que os bichos herbívoros conseguem boa parte dos seus alimentos, como frutos, folhas e o néctar das flores. Isso sem contar os animais que fazem das árvores suas casas, como os pássaros e tantos outros.

. Alerta - As florestas estão em perigo por causa da ação do homem. As árvores tornam-se cada vez mais escassas no planeta pela derrubada ilegal, pelo desmatamento decorrente do avanço descontrolado da agricultura e da pecuária e da expansão das cidades sem planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário