segunda-feira, 9 de setembro de 2013

EU LHE ENTREGUEI

Meus olhos bateram em imagens e escritos que revelavam um fato bonito e, ao mesmo tempo, trágico. Falava do Dono do planeta terra. Aqui chegou para renovar o contrato de locação. E o Dono, com todo carinho, falou nestes termos:
“SENHOR MORADOR, gostaria de informar que o contrato de aluguel, que combinamos há milhares de anos, está vencendo. Precisamos renovar o contrato, mas antes necessitamos acertar diversos pontos:
EU LHE ENTREGUEI UMA TERRA LINDA como um jardim, e como é que encontro desertos e terras improdutivas?
Eu lhe entreguei uma terra como um pomar e enfeitada como um jardim. e como é que você derrubou pomares e jardins para dar preferência ao plantio de soja, cana-de-açúcar e algodão?
Eu lhe entreguei uma floresta maravilhosa e como é que você a derrubou, a queimou e a destruiu quase completamente para cultivar eucaliptos e pinus?
EU LHE ENTREGUEI UMA TERRA CHEIA DE FONTES, rios, lagoas e banhados e onde estão as fontes, os rios e a água potável?
Eu lhe entreguei animais e pássaros de muitas espécies e na minha contagem estão faltando muitas das espécies originais!
Eu lhe entreguei peixes em abundância nos rios, lagos e mares e muitos rios e lagos ficaram sem seus habitantes!
EU LHE ENTREGUEI BORBOLETAS, abelhas e insetos para todos os serviços e onde estão as borboletas que enfeitam os ares, onde estão as abelhas que polinizam os pomares e produzem o mel, onde estão os insetos, meus pequenos e indispensáveis operários?
Eu lhe dei ventos, brisas e ares puros para a vida de todo o ser vivo e você trocou o azul do céu pela cor cinzenta da morte!
EU LHE DEI UMA TERRA SAUDÁVEL e produtiva, e você a envenenou e a queimou, tornando-a estéril!
Eu lhe dei uma terra limpa e organizada e o que encontrei foi lixo, plásticos, pneus e imundície!
ESTOU AVISANDO:
Gostaria de ter você em minha casa, pois você é meu filho, é obra de minhas mãos, é minha criatura predileta, mas não posso renovar o contrato nessas condições! Ou você muda de atitude e cuida de minha casa ou, lembre-se, expulsei Adão e Eva de minha terra-paraíso!
Um homem passou por essa terra e a cuidou como um jardim. Não admitia destruição. Esse homem é declarado “padroeiro da natureza e da ecologia, padroeiro dos animais e da fraternidade universal”. Esse homem está nos convocando para uma cruzada de proteção e cuidado com todo ser vivo. Está nos convocando para amar e abraçar a mãe e irmã terra. Que Francisco de Assis toque nosso coração para que nosso planeta terra se torne o paraíso de todos, desde esse momento e para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário