sexta-feira, 23 de setembro de 2011

´PROJETO IMPULSIONA AGROECOLOGIA

As pequenas propriedades da Bacia do Rio Uruguai contam com mais uma tecnologia de desenvolvimento de suas unidades e da produção ecológica. No dia 7 de setembro, foi inaugurada a primeira unidade do Projeto de Agroecologia Integrada e Sustentável (Pais) no RS. Foi no município de Barracão, na propriedade de Albino Belentir, agricultor reassentado na comunidade Primeira Conquista.
Esta é a primeira das 100 unidades produtoras que serão implementadas em áreas de famílias atingidas pelas barragens da Bacia do Rio Uruguai, nos municípios de Aratiba, Mariano Moro, Barracão, Esmeralda e Capão Alto. Nesta primeira fase, serão implantados 275 Pais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e a Fundação de Educação para o Associativismo (FEA), com apoio da Fundação Banco do Brasil.
Os agricultores recebem kit de implementos destinados à criação de aves e à produção de hortifrutigranjeiros. “Para tanto, passam por processo de seleção e diagnóstico que comprove a viabilidade do investimento”, detalha o presidente da FEA, Rogério Dalló.
Cada unidade tem um galinheiro no centro, três canteiros de hortas agroecológicas no entorno desse espaço, uma área para pastoreio e pomar. O destino mais próximo da produção do Pais são as escolas de rede pública, que por lei têm de utilizar 30% dos recursos destinados à merenda escolar na compra de alimentos oriundos da agricultura familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário