quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CONHECIMENTO FORMAL E VALORES

As crianças copiam o que os adultos fazem, por isso, antes de freqüentarem a escola, aprendem. São conhecimentos adquiridos anteriormente à fase escolar. Quando é iniciado o ensino formal, o que conhecemos na escola, este distancia-se um pouco da educação dos valores, pois são conteúdos que compõem um programa escolar, às vezes, desvinculados da formação ética da criança. Tal fato gera equívocos. Pais confundem-se sobre o papel dos profissionais envolvidos no processo. Acham que estes devem ensinar valores e informar também. Valores e conteúdos são diferentes. É possível os discentes terem conhecimento intelectual e serem desrespeitosos, ou seja, há o desconhecimento dos valores. O ensino destes deve ser papel da família auxiliando no trabalho da escola.
A educação de qualidade é importante, porém diversos fatores devem ser observados para que ela seja alcançada. Primeiramente, compreender que todas pessoas têm algo a ensinar e quem são os responsáveis pela promoção do aprendizado. Não é correto transferir a educação de informações (conteúdos) e de valores somente para a escola. Qual, então, seria a responsabilidade das famílias na formação das crianças e jovens?
O aprendizado de uma criança ou jovem é um processo que requer o comprometimento das pessoas interessadas. A responsabilidade dos envolvidos faz-se necessária. Famílias, profissionais e o público alvo. Sendo a escola um espaço para promoção do conhecimento, a família pode e deve promover a educação dos valores - um conhecimento cada vez mais exigido nas grandes empresas, ou seja, no mercado de trabalho.
O entendimento da complexidade que caracteriza essa problemática e prováveis soluções serviriam para diminuir (não solucionar) os eventos violentos contra pais e professores tão comuns em nossa realidade. Além disso, a construção coletiva de ações visando a promoção do aprendizado , em sua amplitude, é de grande valia para a formação de um ser humano pleno, não apenas “pela metade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário