sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMECEMOS HOJE, TUDO DE NOVO

Começar tudo de novo implica em saudar cada manhã como se fosse o primeiro dia da vida ou até mesmo o último. O que nos leva a começar de novo não é a mudança do programa que venho repetindo; nem são tanto outras ações que eu decida realizar como novas. O primeiro campo onde podemos começar tudo de novo está em nossa intencionalidade.
Cultivar novas intenções para um mesmo programa do dia pode mudar o meu dia. O pior da vida é deixar-se levar pela rotina e o pior da rotina está em não ter nenhuma motivação nova para começar de novo. A própria palavra “motiva-ação” por si só já nos fala. Precisamos viver e agir motivados e a qualidade da motivação é que vai dar o sentido de um novo começo.
“Começar de novo, porque até agora pouco ou nada fizemos” parece uma afirmação pessimista e negativa. Porém, se a pensarmos com a luz da fé, vamos nos dar conta que o verdadeiro viver não se contenta com pouco. A vida tem um potencial de surpresa que nem nós imaginamos. Podemos ser mais e melhores do que somos. Podemos fazer mais e melhor do que fazemos. Contenta-se com pouco quem é medíocre. Não se arrisca começar de novo quem se acomodou e já não sonha mais.
Começar de novo não significa anular o passado, mas dar-se conta de que não podemos viver dos juros do passado. Cada dia exige de nós um passo novo. O trecho do caminho que fizemos pertence ao passado. Temos pela frente outro trecho que exige de nós passos novos e uma nova energia para dá-los com firmeza e determinação. “Irmãos, comecemos, hoje, tudo de novo, porque até agora pouco ou nada fizemos” (São Francisco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário