quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NINISTRA PEDE SUSPENSÃO DA PROPAGANDA DE GISELE BÜNDCHEN DE LANGERIE


Na propaganda, modelo usa roupas íntimas para mostrar modo "certo" de dar más notícias aos maridos
Foto: Reprodução

 Desde que foi ao ar pela primeira vez, no dia 20 de setembro, uma propaganda de lingerie estrelada pela modelo brasileira Gisele Bündchen está provocando polêmica. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) já recebeu seis reclamações contra a peça publicitária da empresa Hope. A ministra Iriny Lopes enviou ofício para a Hope e uma representação ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para que a propaganda seja suspensa.

No filme, Gisele “ensina” o modo “certo” de contar uma má notícia ao marido, como ter batido o carro ou estourado o limite do cartão de crédito. Os resultados são melhores quando ela aparece vestida apenas de calcinha e sutiã.
Segundo a secretaria, as queixas são de que a propaganda reforça o estereótipo da mulher como objeto sexual e ignora as conquistas da sociedade contra o sexismo (discriminação baseada no sexo). Por isso, o comercial da Hope estaria infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal que tratam da dignidade da pessoa humana e da igualdade perante a lei, respectivamente.
O Conar informou que ainda não recebeu nenhuma denúncia da secretaria e, por isso, não comentou o assunto. A Hope informou que a propaganda teve o objetivo de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira pode ser uma arma eficaz na hora de dar uma má notícia. E ressalta que seria absurdo a empresa, que vive da preferência das mulheres, tomar qualquer atitude depreciativa em relação às próprias clientes.
Com informações da Agência Brasil.

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