segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O QUE VOCÊ ACHA: ALIENAR PODE SER BOM?

Alienar pode ser bom. Você aliena o apartamento para conseguir um empréstimo vultoso ou uma chácara. Férias podem ser uma saudável alienação. Mas, por alienar-se demais ou de menos muitos homens e mulheres arruinaram seu casamento. Vamos e venhamos, nem toda esposa aceita que seu marido decida por telefone uma compra para a firma na hora da intimidade. Quem não tira a cabeça do escritório, pode perder o coração da esposa e dos filhos. E não adianta dizer que faz isso por eles. Não faz. E se o faz está fazendo errado.

Ninguém lê um livro com o nariz em cima das letras. Há que haver uma saudável distância, se pretendemos ler um livro, pensar na firma ou na nossa própria família. Nem perto demais, nem distante demais.
É impressionante o número dos políticos e artistas em segundas ou terceiras uniões. Não terá sido a distância, mal calculada por conta da profissão, que gerou os conflitos que terminaram em divórcio? Há profissões que mais separam do que unem. Se a pessoa não souber por a família em primeiro lugar, perderá a família. É que se lá fora a competição é dura, em casa também é. Os filhos e o cônjuge que fica mais tempo em casa costumam competir com a empresa e a carreira. Um dos dois empreendimentos se perderá. Quando a escolha se torna difícil demais é sinal que a família está mal avaliada. Alienar-se no mau sentido é péssimo; no bom sentido, é salutar. Procure ajuda se não está sabendo achar tempo para a pessoa a quem você declarou amor eterno. Se ela não vier primeiro, o resto, se vier, virá para ferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário