segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O PAPEL DA LITERATURA

Quem lê aprende a pensar, discernir, optar e escrever. A TV mostrou, há dias, jovens diplomados na universidade, versados em inglês, porém reprovados em exames de seleção profissional por não saberem dominar o próprio idioma português. Numa simples carta, erros gritantes de ortografia e concordância!

Em 2010, o Brasil contou com 27 milhões de alunos no ensino fundamental. Desses, 15 milhões (39%) frequentavam escolas desprovidas de bibliotecas. Nossas escolas têm, em média, 0,16 computador por aluno (ou um computador para cada 6,25 estudantes). Entre 38 países pesquisados, o Brasil é o último em inclusão digital através de instituições de ensino. E metade dos estudantes não tem computador em casa.

Falta ao nosso país uma política de inclusão digital sustentável. Não basta dotar a escola de computador e conexão à internet. É preciso também uma proposta pedagógica para o bom uso da rede virtual, de modo a impedir a dispersão na coleta de dados e a formação de síntese cognitiva, pela qual os estudantes consigam relacionar o que apuram na rede.
O papel da literatura é ampliar o nosso campo de visão, aprofundar nossa consciência crítica e dilatar nosso potencial onírico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário