terça-feira, 23 de agosto de 2011

CANCER DE PROSTATA: UM ALERTA AOS HOMENS


O câncer de próstata aterroriza muitos homens. Acomete aqueles com mais de cinquenta anos de idade. Há alguns fatores de risco como: idade, história familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos sessenta anos de idade, dieta rica em gordura e pessoas com pele negra.
O desenvolvimento da doença é silencioso.
Muitos pacientes não apresentam sintomas e quando apresentam se manifestam como dificuldade ao urinar e freqüência urinária aumentada durante o dia ou durante à noite. Em uma fase avançada o paciente pode ter dor óssea e até insuficiência renal.
O diagnóstico pode ser clínico através do toque retal, que deve ser feito em todos os homens a partir dos 50 anos com o urologista. Outro exame é a dosagem do PSA, que é o antígeno carcinogênico prostático, que pode sugerir a realização de uma ultrassonografia pélvica ou trans-retal. Essa ultrassonografia pode revelar a necessidade de realização de uma biópsia.
O tratamento do câncer de próstata depende do estagiamento clínico.
Para doença localizada, se indica cirurgia e radioterapia. Para doença avançada, cirurgia, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. A escolha deve ser individualizada e realizada, a critério médico do especialista - que é o urologista.
Os homens brasileiros devem quebrar o tabu e realizar o toque retal com mais freqüência, a fim de que seja detectado precocemente o câncer de próstata e também para que se possa prevenir a doença, que é um dos tumores mais comuns no sexo masculino.
O câncer de próstata é uma ameaça ao sexo masculino que deve ser combatida com prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário