quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PARA QUEM ACHA QUE A CRISE É HISTÓRIA...

Um trecho da análise dos jornalistas Andrew Torchia e Paul Carrel, da Reuters londrina mostra bem os níveis de risco que a economia mundial corre, porque à crise econômica se soma o “estouro” dos tesouros nacionais, que livraram o sistema financeiro da bancarrota em 2008:

“Os índices de atividade em todo o mundo caíram para perto ou abaixo da linha de equilíbrio que separa a expansão da contração. Nesta semana, o juro dos bônus britânicos atingiu o menor nível já registrado, salientando o nervosismo dos investidores e o cenário ruim de crescimento.
Em alguns pontos, a situação é mais preocupante do que em 2008: há o risco de um rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, além de um ataque do mercado de bônus à Itália, terceira maior economia da zona do euro, que colocou em questão a viabilidade da zona do euro no longo prazo. O preço das ações de bancos nos Estados Unidos e na Europa estão de volta aos mesmos níveis da época do colapso do Lehman.
“A diferença (entre 2008 e agora) é que essa não é apenas uma crise monetária e bancária, agora você tem uma crise monetária, bancária e soberana”, disse a analista da Natixis Sylvain Broyer.”





Nenhum comentário:

Postar um comentário