terça-feira, 23 de agosto de 2011

DICAS DO MESTRE FRANCÊS

O francês Edgar Morin, 90 anos, esteve em Porto Alegre na semana passada para participar do Fronteiras do Pensamento 2011. Em sua palestra, analisou a atual crise econômica e indicou caminhos para superá-la. A seguir, alguns pensamentos desse antropólogo, sociólogo, filósofo e autor de mais de 30 livros, entre eles O método (6 volumes) e Ciência com consciência. Fonte EcoAgência.
"A crise econômica iniciada em 2008 colocou em xeque o modo de conhecimento que fragmenta as várias disciplinas, impedindo a compreensão dos problemas globais. Não sabemos o que se passa e é isso que se passa. A crise econômica atual resulta de uma crise da sociedade moderna, da socie-dade tradicional, da democracia, do pensamento, enfim, uma crise geral da humanidade.”
"No século XX um monstro, uma espécie de polvo gigante com muitos tentáculos, amedrontava a humanidade: era o totalitarismo exemplificado no nazismo e no fascismo. Com a queda do comunismo despertou um novo polvo: o do fanatismo e do maniqueísmo, de cunho étnico e religioso. A partir da abertura econômica da China e do Vietnã, ganha força o polvo da econo-mia globalizada, do capitalismo financeiro que é mais poderoso do que o Estado Nacional”.
"Como é possível mudar o caminho, como parar um trem desenfreado em direção à catás-trofe? Em vários momentos a sociedade humana mudou de rumo graças a um indivíduo e a um pequeno grupo a ele associado. (Morin cita Buda, Maomé e Jesus Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário