terça-feira, 9 de abril de 2013

SECA CAUSA MAIS MORTES E DESTRUIÇÃO.



A seca se transformou no mais perigoso e destrutivo fenômeno natural do planeta. Provoca mais mortes e deslocamentos de pessoas do que furacões, enchentes e terremotos, juntos. A conclusão é de estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assunto está preocupando tanto que três agências das Nações Unidas tentam encontrar medidas de prevenção e de políticas de manejo e controle do problema: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Meteorologia (OMM), e Convenção da ONU para o Combate à Desertificação (Unccd).
Diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva afirmou que devido às mudanças climáticas, secas mais rigorosas e mais frequentes estão tendo um impacto arrasador na segurança alimentar. Ele aponta este caminho como solução: “Os governos devem criar comunidades resistentes. Não devem apenas reagir à falta da chuva, mas precisam investir a longo prazo para que quando a seca ocorra, a população e os sistemas de alimentos possam superar o problema.”
As secas mais recentes atingiram duramente o Nordeste do Brasil (leia ao lado), os Estados Unidos e o México, assim como a área conhecida como Chifre da África (região do nordeste daquele continente onde a maioria da população vive na extrema pobreza) e a região de Sahel, que inclui vários países africanos. O fenômeno climático também pode ser visto com bastante intensidade na China, na Índia, na Rússia e em algumas áreas da Europa.
A expectativa é que aumentem a frequência, a intensidade e a duração das secas, causando perdas humanas e econômicas. Avaliação é de Michel Jarraud, chefe da OMM. Para ele, o mundo tem o conhecimento e a experiência para reduzir o impacto da seca. É necessário, porém, “uma política para implementá-los e ação.”

Área afetada - Relatório da ONU informa que, desde 1970, o território afetado pela seca mais do que dobrou. O mesmo trabalho aponta que mulheres, crianças e idosos são os mais atingidos. Atualmente, 168 países sofrem com a desertificação de parte de seus territórios. A desertificação é um processo de degradação da terra que afeta a agricultura e piora com a seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário