segunda-feira, 15 de abril de 2013

É SUPER FÁCIL FUNDAR UMA NOVA IGREJA.



Dois jornalistas da Folha de São Paulo – Rafael Garcia e Cláudio Ângelo – propuseram-se abrir uma igreja. Com auxílio do departamento jurídico do jornal, em apenas cinco dias úteis – não consecutivos – conseguiram seu objetivo. Para isso gastaram exatos R$ 418,42. E não precisaram apresentar quaisquer requisitos teológicos ou doutrinários. Tampouco se exige número mínimo de fiéis. Com mais facilidade do que abrir um mercado, os dois jornalistas registraram juridicamente a chamada “Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangelho”. Com isso receberam seu CNPJ e abriram uma conta bancária para receber doações financeiras, isentas de IR e IOF. Se quisessem continuar com a brincadeira, eles poderiam obter imunidade de uma série de impostos.

As estatísticas contabilizam cerca de 100 mil religiões, muitas delas já extintas, outras com meia dúzia de seguidores. A cada dia aparecem novas igrejas. Entre os dois últimos censos só na grande São Paulo surgiram seis mil novas religiões. Foram ainda os dois jornalistas da Folha que catalogaram nomes curiosos de algumas dessas igrejas: Igreja da Explosão da Fé, Igreja da Pomba Branca, Igreja Cristo é Show, Igreja Pentecostal do Pastor Sassá, Igreja Atual dos Últimos Dias, Igreja Trombeta de Deus, Igreja Coluna de Fogo e Igreja Pentecostal do Alarido de Deus.Napoleão teve divergências com o Papa Pio VII. Aproveitando a situação, um certo Monsieur Fouchon propôs ao imperador fundar nova religião. O imperador aceitou a sugestão e estabeleceu os passos seguintes: nesta quinta-feira você será preso, açoitado, coroado de espinhos, na sexta-feira você morre na cruz, ressuscita na manhã do terceiro dia... Aí fundamos a nova religião.
Naturalmente, todos estes fundadores dizem que a sua é a legítima igreja de Jesus Cristo. Alguns explicam que Jesus apareceu e pediu para fundar nova religião pois as outras eram falsas. Durante séculos, nesta ótica, o projeto de Jesus, que os Evangelhos garantem ter sido confiado a Pedro, ficou esquecido. Agora, sem qualquer prova, este projeto é recuperado por alguns espertos. Dizem ter ligação direta com Jesus e alguns apresentam critérios liberais. São religiões de mercado, oportunistas, que vendem a salvação a qualquer preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário