segunda-feira, 15 de abril de 2013

A INFORMAÇÃO CORRETA PODE SALVAR VIDAS


Médico esclarece mitos da doença que mata anualmente 8 milhões de pessoas em todo o mundo


A cada ano, o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ser evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, em 2030, ocorram 27 milhões de casos de câncer e 17 milhões de mortes em função da doença. Neste mesmo ano, 75 milhões de pessoas devem estar vivendo com câncer. No Brasil, são esperados para este ano aproximadamente 520 mil novos casos. Os tumores mais frequentes são os de pele não-
melanoma, mama, próstata e pulmão.
Apesar das estatísticas tristes, sabe-se que hoje o câncer é uma das doenças crônicas com maior potencial de cura e, mesmo em casos não curáveis, pode-se aumentar a sobrevida ou melhorar substancialmente a qualidade de vida do paciente. Apesar de a doença tornar-se cada vez mais comum, grande parte da população ainda desconhece vários aspectos do câncer; e a informação correta é uma grande aliada dos pacientes e familiares. Ciente disso, o médio oncologista Amândio Soares Fernandes Júnior esclarece alguns mitos que cercam a doença.
O câncer tem cura? 

VERDADE. A palavra câncer engloba uma série de doenças distintas com a mesma denominação. Diversos tipos de câncer são potencialmente curáveis, principalmente se detectados em uma fase precoce, como o de mama, colo do útero, próstata. Outros, mesmo diagnosticados em fases mais avançadas, também são potencialmente curáveis, como por exemplo o câncer de testículo, linfoma, entre outros. Há, porém, alguns tipos
de tumores que, quando identificados em fases mais avançadas, não são passíveis de cura.

É hereditário?

O câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos é considerada hereditárIa (até 10%). A maioria está relacionada à exposição a fatores ambientais, como tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar.

Dieta inadequada causa muitos casos?

Verdade. A dieta, juntamente com outros fatores ambientais, está relacionada ao aparecimento do câncer. É difícil dizer exatamente qual a porcentagem de contribuição de cada fator nos diferentes tipos de tumor, mas uma dieta adequada e saudável pode contribuir significativamente para prevenir alguns tipos de câncer.
Stress e depressão podem causar o câncer?
Sabe-se que alterações no sistema imunológico podem predispor ao aparecimento de várias doenças . A Aids, por exemplo, aumenta o risco de certos tipos de câncer. O mesmo ocorre com pacientes submetidos a transplante de órgãos, que têm imunidade baixa. Alguns estudos relacionam o stress, a depressão e outros distúrbios psicológicos a alterações no funcionamento do sistema imunológico do indivíduo. Assim, teoricamente, seguindo esse raciocínio, esses males poderiam favorecer o aparecimento de tumores malignos Entretanto, a relação causal direta
entre o stress e a depressão com o aparecimento do câncer ainda não foi demonstrada cientificamente. No paciente já diagnosticado com câncer, os problemas psicológicos podem levar a uma dificuldade maior para enfrentar o tratamento e ser um empecilho para o sucesso terapêutico e melhoria da qualidade de vida.
Alimentos previnem o câncer? Verdade. De um modo geral, ainda faltam evidências incontestáveis de que uma dieta pobre em gordura saturada, rica em frutas, verduras e fibras diminui significativamente a incidência de câncer, apesar de alguns estudos preliminares apontarem para essa associação. O consumo de carne vermelha aparentemente aumenta o risco de desenvolvimento de câncer do intestino grosso, e a ingestão de tomate aparentemente protege contra o aparecimento do câncer de próstata (licopenos). A ingestão de quantidades diárias satisfatórias de vitamina D e cálcio também podem ser fatores protetores contra o aparecimento do câncer de intestino. 
Se o tumor não voltar em cinco anos, não voltará mais? Mito. Não existe um período arbitrário, mas a chance de recidiva do tumor, de um modo geral, diminui com o passar do tempo, a partir do tratamento.
O anticoncepcional provoca câncer? 
Mito. Não existem estudos definitivos que permitam uma associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer. O uso do medicamento pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolvimento de câncer de ovário. A terapia de reposição hormonal na pós-menopausa aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama.
Adoçantes causam Câncer? 
Mito. Apesar de inicialmente haver suspeitas do potencial cancerígeno de adoçantes com ciclamato, aspartame e sacarina, estudos subsequentes não foram capazes de confirmar a associação desses produtos com o desenvolvimento de tumores.
Quimioterapia e radioterapia fazem mal? 
Mito. Esses tratamentos podem provocar efeitos colaterais, mas que, na maioria das vezes, são manejáveis. Essas formas de tratamento fazem parte do arsenal terapêutico no combate ao câncer e deve-se discutir com o paciente o risco-benefício de sua utilização.
Anemia transforma-se em leucemia? 
Mito. A anemia é a denominação dada à queda dos níveis de hemoglobina. Tem diversas causas, sendo a leucemia uma das causas da anemia.
Celulares e micro-ondas aumentam o risco de câncer? 
Mito. Não foi comprovado do ponto de vista técnico que há um aumento da incidência de tumores com essas atividades.
O álcool é fator de risco? Verdade. O consumo de álcool está relacionado ao câncer de cabeça e pescoço, esôfago, intestino e mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário