quarta-feira, 24 de abril de 2013

BRASILEIROS ESTÃO BEBENDO MAIS.


O número de brasileiros que consome bebida alcoólica pelo menos uma vez por semana aumentou 20% nos últimos seis anos. Eram 45% os que bebiam semanalmente, em 2006, índice que saltou para 54%, em 2012. O crescimento do consumo abusivo foi maior entre as mulheres, com destaque para as mais jovens: passou de 29% para 39%, ou quase 35% - contra 14,2% registrados entre os homens. Esses dados foram apurados pelo 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), cujo relatório foi divulgado na semana passada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O estudo mostra que entre os gaúchos o crescimento do percentual dos que bebem no mínimo uma vez por semana foi um pouco maior que o índice médio nacional: atingiu 27% - um pulo de 43% (2006) para 55% (2012).
O estudo da Unidade de Pesquisas em Álcool e Droga (Uniad) da Unifesp mostra ainda que, em termos gerais, a população que bebe não variou significativamente. Houve até uma pequena redução: de 50% para 50%, ou seja, praticamente a metade dos brasileiros não consome álcool, percentual bem acima de muitos outros países .Pesquisadores destacam que o aspecto mais relevante registrado nesta segunda pesquisa é o crescimento de um comportamento nocivo em relação ao álcool.
Houve aumento das pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool (quatro unidades para mulheres e cinco para homens) em um curto período de tempo (duas horas). A proporção dessa forma de consumo, considerada muito nociva, passou de 45% para 59%. Entre o sexo feminino, há, novamente, um crescimento maior, de 36% para 49%.

Lei seca - Um dos dados positivos da pesquisa é que, depois que a Lei Seca entrou em vigor, em maio de 2009, caiu 21% o número de pessoas que relataram ter bebido e dirigido no último ano – o que demonstra uma tendência de diminuição desse hábito.
A pesquisa foi realizada em 149 municípios brasileiros em todas regiões do país e entrevistou 4.607 pessoas com 14 anos ou mais. Os entrevistados responderam a um questionário de 800 perguntas que avaliaram seu padrão de uso de álcool, tabaco e drogas ilícitas.
Quase 12 milhões são dependentes



Mais da metade das bebidas alcoólicas comercializadas no país (54%) são consumidas por 20% das pessoas que bebem. Há, portanto, um consumo excessivo por parte da população. Em termos gerais, o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas estima que 11,7 milhões de brasileiros, na faixa dos 14 anos ou mais de idade, são dependentes de álcool.
Na avaliação do professor Ronaldo Laranjeira, responsável pela organização do levantamento da Unifesp, essa proporção demonstra o padrão de consumo de álcool no Brasil. “Apesar de 50% [da população brasileira] não consu
mirem bebida alcoólica, os que bebem, bebem de maneira abusiva”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário