segunda-feira, 15 de abril de 2013

BOATOS COM JEITO DE VERDADES


Nas relações sociais e no mundo da comunicação há uma realidade sempre intrigante, que são os boatos. Sobre o sentido da palavra, há consenso em dizer que boato é notícia que corre publicamente de boca em boca, sem procedência nem veracidade comprovada. Pior de tudo, sem ter a medida das consequências. É próprio deste fenômeno de comunicação espalhar-se rapidamente e geralmente causando confusões, sobressaltos e prejuízos. Por ser novidade, todo o boato desperta curiosidade.

Há boatos de todos os tipos e tamanhos. Publicam-se boatos que atingem a intimidade de pessoas, seja do seu mundo profissional, de seus costumes, de seu passado e do seu presente. Há boatos referentes a famílias, grupos e até mesmo que atingem o mundo todo. Um dos boatos mais explorados é a previsão do “fim do mundo”. No final do ano 2012, a polícia da China prendeu membros de um culto apocalíptico que espalhava o boato do fim do mundo, previsto para o dia 21 de dezembro. Nesta época internautas do mundo todo se organizaram e divulgaram também, em rede, o mesmo boato.
Diante de certos boatos levantam-se processos, promovem-se ameaças, desencadeiam-se brigas e alimentam-se também grandes ilusões. Faz parte do boato criar medos, curiosidade e expectativas que pouco ajudam na maturidade das pessoas e da sociedade. É lastimável que, em geral, os agentes de boatos sejam os desocupados que perambulam falando do que não sabem e emitindo juízos que não provam. A tendência natural dos fabricantes de boatos é propagar o sensacionalismo desenhado no negativo e até mesmo no trágico.
Possivelmente alguém se pergunte: “Qual é a verdadeira posição e qual a melhor atitude diante dos possíveis e surpreendentes boatos?” Creio que o melhor comportamento diante dos boatos que vão surgindo é cultivar um senso crítico, preferindo a segurança da verdade. Na hora em que entramos na corrente dos boateiros já nos colocamos em risco e nos nivelamos por baixo. 
Como a mentira pode vir embrulhada com a marca da verdade, também os boatos podem se apresentar assim. Cuidado com os boatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário