terça-feira, 9 de abril de 2013

CRITÉRIOS PARA A CIRURGIA MUDARAM



Uma nova portaria assinada pelo Ministério da Saúde define orientação para a realização de cirurgia bariátrica, considerada pelo SUS como o último recurso para a perda de peso. O procedimento é indicado para pessoas que não respondem bem a outros tratamentos.
A portaria reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para realizar a cirurgia, em casos em que há risco ao paciente. A iniciativa foi tomada com base em estudos que apontam o aumento crescente da obesidade entre os adolescentes, como a Pesquisa de Orçamento Familiar de 2009, do IBGE. O estudo verificou que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso.
A idade máxima, que até então era de 65 anos, também foi alterada. Com a portaria, o que determinará se o indivíduo pode se submeter à cirurgia não será a idade, e sim a avaliação clínica (risco-
beneficio), podendo ultrapassar o limite atualmente estabelecido. A portaria autoriza também a realização de mais uma técnica pela rede pública, a gastrectomia vertical (sleeve), e de mais uma cirurgia plástica reconstrutiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário