terça-feira, 9 de abril de 2013

COLHEITA DE GRÃOS DE VERÃO AVANÇA NO RS.



Em termos gerais, a colheita de soja no Rio Grande do Sul atingiu na semana passada 25% do total semeado neste ano, com outros 29% já maduros para a colheita. Entre as lavouras já colhidas de soja precoce, o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, destaca as áreas de soja irrigada, cuja produtividade (60 sacas por hectare) é mais de 50% superior às áreas de soja precoce não irrigada.

Ainda segundo a Emater/RS-
Ascar, a colheita do arroz chegou a 45% do total plantado este ano, sendo que em algumas áreas o percentual é maior, como em Barra do Quaraí, que bateu na barreira dos 60%. A produtividade, de maneira geral, está dentro das estimativas, sendo que em alguns casos, se nota menor em relação ao ano anterior, devido às condições climáticas adversas, como frio na floração e ocorrência de doenças pelo excesso de umidade. As barragens estão com boa reserva de água ainda - algumas ainda completamente cheias.

Milho - No milho, os agricultores aproveitaram as condições do clima para semear lavouras, inclusive algumas fora da época prevista no zoneamento agroclimático, principalmente as que iniciam o processo de enchimento de grãos. Para estas, a expectativa de produção é muito boa, podendo superar as estimativas iniciais uma vez que o aspecto geral apresenta potencial de produção elevado. A colheita avançou pouco em virtude do tempo mais úmido verificado nos últimos dias nas principais regiões produtoras do grão, em especial a metade norte do Estado. Na semana passada ela chegou a 60% ante os 58% verificados na semana anterior e ficando próxima do alcançado na safra anterior.
Em outra cultura, a lavoura da safrinha de feijão no Estado alcançou, há 10 dias, 70% com a área semeada, mantendo muito bom desenvolvimento vegetativo e se encontrando em início de floração em cerca de 15% dessa área. As condições meteorológicas, com boa umidade no solo e insolação, tem beneficiado a cultura. Os agricultores mantêm-se realizando os tratos culturais, especialmente na complementação da fertilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário