segunda-feira, 22 de abril de 2013

POR QUE OS SOCIALISTAS DEVEM APOIAR A LUTA DOS GAYS.

Em uma sociedade atravessada pela existência de classes, há opressores e oprimidos em todas as esferas da vida. O patrão oprime o trabalhador. O homem oprime a mulher. Brancos oprimem negros. Os mais velhos oprimem os jovens. Heterossexuais oprimem homossexuais.
O verdadeiro socialista tem que ser capaz de superar todas essas divisões. Um trabalhador de fábrica que só se identifica com trabalhadores de fábrica pode ser um bom sindicalista. Não é necessariamente um socialista. O socialista tem que ser capaz de se identificar com as lutas de todos os grupos oprimidos. 
Somos produto do capitalismo. Por isso, tendemos a conceber o futuro - até mesmo o futuro socialista - de uma forma ordenada e hierárquica.
É como se a revolução socialista só pudesse ser liderada por operários brancos, sindicalizados, do sexo masculino, com uns 40 anos de idade. 
Se houver espaço suficiente, aí podemos permitir que negros e mulheres e gays participem - desde que fiquem quietinhos, lá no fundo de nossas fileiras!
Um monte de socialistas ainda tem dificuldade em acreditar que os gays irão tomar parte na revolução. 
Pelo contrário, deveríamos ter à frente de nossa luta muitas lideranças operárias jovens, mulheres negras e gays! 
As regras do sistema foram feitas para nos dividir. Isto significa que a identificação entre os vários grupos oprimidos não acontece de forma natural. Os racistas mais fanáticos dos Estados do Sul da América são os brancos pobres - e não os brancos ricos. 
Da mesma forma, negros não apoiam automaticamente as mulheres e estas não apoiam automaticamente os negros. Os gays também não serão automaticamente apoiados por outros grupos oprimidos.
Os nazistas enviaram milhares de gays para campos de concentração. No Chile, gays foram castrados e deixados sangrando na rua. Mesmo assim, não é verdade que os gays sejam naturalmente antifascistas. 
Dezenas de milhares de gays apoiaram Hitler. Muitos faziam parte de suas tropas de apoiadores. Depois que Hitler assumiu o poder, ele se voltou contra os gays e os abateu na chamada “noite das longas facas”.
Como podemos explicar que gays tenham se unido a nazistas? 
Se você é um gay oprimido e ganha uma jaqueta e botas de couro, isso pode ter dar, pela primeira vez, uma sensação de poder. Tornar mais fácil descontar as humilhações que sofreu em judeus, mulheres e qualquer outra pessoa.
Para que qualquer grupo oprimido reaja é preciso que tenha esperança em sua liberação. 
Se você está desanimado, sente desespero. Procura alguém mais fraco para chutar.
Se você está disposto a se libertar, procura um caminho. 
É por isso que só através da construção de um movimento socialista é possível unir os trabalhadores com negros, mulheres e gays oprimidos.
E é por isso que é tão importante para os gays organizar manifestações e campanhas. Para se sentirem capazes de se identificar orgulhosamente como gays e - quando possível - como gays socialistas e revolucionários. 
Karl Marx escreveu que o capitalismo une as forças que se opõem a ele. Mas também nos divide. Temos que lutar conscientemente pela unidade.
Enquanto explorados e oprimidos, formamos um corpo só. Mas apenas quando lutamos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário