sábado, 20 de abril de 2013

QUANDO NOS DECEPCIONAMOS


A decepção é inerente à maioria das pessoas. Todos, em algum momento da vida, se decepcionam: seja com alguém, seja com algo, seja consigo mesmos.
E isso pode remontar à nossa infância, se estendo pela adolescência, fase adulta e velhice, onde decepções assumem diferentes tamanhos, impactos e conseqüências. Tudo vai depender do tamanho da esperança ou expectativa criada em torno de si, de uma pessoa ou de uma situação.
Como pode se ver, a decepção está muito mais ligada à esperança, à expectativa ou ao encanto gerado por nós mesmos, do que necessariamente a outro fator externo. Obviamente, isso não é uma regra, mas cabem algumas reflexões a respeito.
Podemos ter esperanças, expectativas sim, mas estas devem ser fundamentadas. As mesmas devem ser embasadas por um olhar sereno, realista/otimista e extremamente atento a cada detalhe: interno e externo. Caso contrário, as chances de nos decepcionarmos são grandes. Talvez, agora faça mais sentido a expressão muito comum a quem sofre decepções: “Fiquei cego(a), como não pude enxergar?!”.
Só que não adianta nada manter essa atenção somente nesse alguém ou nesse algo: você precisa atentar-se principalmente a você!
O que você está fazendo (ou o que não está fazendo) para alcançar isso ou esse alguém? Uma resposta sincera e abrangente pode denunciar passos que tem tomado, que estão te distanciando ou te aproximando do teu objetivo.
Até que ponto a tua esperança, o teu encanto, a tua expectativa é real? Não está deixando que uma névoa de exagerado otimismo ou de inconseqüente paixão ofusque tua visão?
Ou será que tua auto-estima está desregulada, levando-o(a) a um prejudicial egocentrismo, onde você acredita que tudo e todos devem gerar em torno de si e tudo deve acontecer do jeito que idealizou?
Independente da resposta às questões acima levantadas, volte a se lembrar do seguinte: toda esperança, toda expectativa deve ser fundamentada e embasada por um olhar sereno, realista/otimista e extremamente atento a cada detalhe!
Assim, minimize tuas decepções e maximize tuas conquistas e vitórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário