segunda-feira, 15 de abril de 2013

APROVADA PELA COMISSÃO A REABERTURA DO CAMINHO DO COLONO


Rodovia corta Parque do Iguaçu, Patrimônio Mundial Natural desde 1986
A comissão especial da Câmara Federal, em Brasília, aprovou, na quarta 3, o projeto de lei que prevê a reabertura da Estrada- Parque Caminho do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu. A estrada, com cerca de 18 km, liga Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, a Capanema, no sudoeste, e foi fechada em 2001, pela Polícia Federal, após determinação da Justiça.
Para legalizar a estrada, o projeto de lei nº 7123, de 2010, do deputado ruralista Assis do Couto (PT-PR), incluiu o conceito estrada-parque na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O projeto foi aprovado por comissão especial criada na Câmara Federal e segue para a Mesa da Câmara, onde ficará por cinco sessões antes de ser encaminhado ao Senado, sem necessidade de ser votado em plenário, a não ser que algum deputado entre com recurso.
No projeto, o relator, deputado Nelson Padovani (PSC-PR), diz que será feito um estudo do impacto socioambiental, cultura e econômico devendo ser considerada a opinião dos que moram na região; implantação de guaritas para controle de acesso de veículos e pessoas, indicação de dados sobre a estrada e os recursos naturais, controle do horário de acesso; vedado o asfaltamento, entre outros.
A Estrada do Colono gera polêmicas há anos. Moradores das regiões próximas querem a reabertura, pois facilitaria o escoamento, mas os ambientalistas são contra, pois ela afetaria a preservação da biodiversidade. “A Estrada do Colono é uma estrada que cruz o parque nacional arbitrariamente, o período que ela foi usada foi arbitrariamente. É usada apenas como atalho”, afirma o chefe de conservação e manejo do Parque, Apolônio Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário