segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UMA REFLEXÃO SOBRE A FAMILIA

A Festa da Família Arend em Ibirubá se aproxima. Uma ideia criativa para intensificar o que nunca deve ser esquecido: o valor da família. Por mais que os meios e as condições tenham melhorado significativamente, ainda o ser humano depende do ambiente familiar para poder dar conta dos desafios e dos entraves emocionais. O ideal de felicidade passa pela estrutura familiar e pela perpetuação dos valores absorvidos no seio do lar. A família é capaz de marcar definitivamente a vida. Daí a importância de investir incansavelmente neste ‘espaço’ familiar para contemplar, hoje e amanhã, a alegria da realização humana.
Dúvidas não são privilégios destes novos tempos. O ser humano sempre conviveu com incertezas. Muitos pais educaram seus filhos com o conhecimento e com o sonho que possuíam. Hoje, porém, cresce o número de casais que estão sem saber se geram filhos ou não. Ao mesmo tempo, os que têm filhos já não sabem se estão preparando-os para dar conta das mudanças tão características da atualidade.
Fórmulas ou manuais com instruções pouco auxiliariam para a educação de novas vidas. Há, porém, indicativos que não perdem a atualidade. Um deles diz respeito à preparação profissional: num mundo que evolui continuamente, é necessário estar em constante busca e aprimoramento. Não importa a área de atuação, conhecimento é ferramenta insubstituível. A complexidade do mundo econômico requer atenção contínua e uma fonte infindável de criatividade.
Um olhar superficial permite concluir que as novas gerações até estão preparadas do ponto de vista das habilidades, mas despreparadas emocionalmente, pois não sabem lidar com as frustrações. Muitos jovens parecem ter nascido com o patrimônio da felicidade. Quando algo não dá certo, acabam desistindo de tudo, por não terem aprendido a criar a partir da dor. Evidente que ninguém deve buscar o sofrimento. Mas se surgir poderá favorecer o crescimento e a maturidade.
A ilusão de que a vida é feita de facilidades e que basta estar conectado para solucionar todos os problemas tem gerado histórias com enredos pouco animadores. A convivência dentro do lar pode reavivar e fortalecer os valores essenciais. Acreditar na família continua sendo a melhor alternativa para quem investe na felicidade e no futuro das próximas gerações. Até o dia 8 Setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário