sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A FÉ CULTIVADA NO DIA A DIA, VAI ACENDENDO LUZES.

Existem pessoas que conhecemos por ver repetidas vezes, por saudações formais e até amistosas ou por ouvir falar. Mas o tempo pode ir se encarregando de revelar surpresas agradáveis e propiciar lições de vida , quando a própria pessoa se manifesta. É o caso de uma humilde senhora de noventa anos que participa de uma comunidade em serviços voluntários e nos cultos religiosos.
A mencionada anciã chegou na igreja por primeira, num destes domingos do tempo comum, e mostrou o aparelho auditivo, afirmando estar quase surda. Dizia: “Embora eu não escute quase nada, preciso participar porque minha fé me traz até aqui! Desde que começou diminuir a minha audição comecei assinar alguma revista que traz a liturgia de cada domingo. Acordo cedo e me coloco a par das leituras do dia e leio alguns comentários. Enquanto estou lendo, sinto que Deus me fala. Então vou à igreja com a Palavra no coração, mesmo que os ouvidos não escutem”.
Pela primeira vez me dei conta que a pessoa de fé também se torna capaz de ouvir com os olhos. A fé revitaliza e integra todo o ser da pessoa e se irradia também na convivência comunitária. Este diálogo revelador é mais uma confirmação que a pessoa envelhece conforme vive e também morre carregada da herança que sempre cultivou no terreno do seu coração.
Sempre ouvi falar que uma pessoa cega desenvolve outros sentidos, capacitando-se para enfrentar cenários que não vê com os olhos, mas sente e situa-se para poder andar com segurança. Agora a nossa vovó garante que ouve através dos olhos a fala de Deus, quando lê a sua Palavra. Realmente, mais do que os sentidos, a fé garante o olhar e a escuta do coração. Esta escuta e este olhar parecem ser os mais verdadeiros e mais amplos.
O que estamos falando confirma a capacidade incrível do ser humano adaptar-se e administrar os limites que o percurso natural da vida vai apresentando. Quando se fecha uma porta, abrem-se janelas. Quando um caminho apresenta barreiras, outros caminhos se abrem. Se, ao natural, acontecem reações e ajustes, quanto mais com a força motivadora da fé.
A fé é um recurso sobrenatural que nos é dado, para podermos ir trilhando o percurso da vida com dignidade e responsabilidade, mesmo que nossa aparência exterior traga as marcas de nossas perdas. A fé, cultivada no dia a dia da vida, vai acendendo luzes para chegarmos iluminados na travessia das sombras da morte.
É sempre mais feliz a pessoa que vai se aproximando do ocaso da vida, quando esta foi sendo tecida com os recursos vislumbrados pelo olhar e a escuta do coração. Sempre somos mais do que aquilo que os olhos veem e os ouvidos ouvem. Nosso tamanho certo, conforme a medida da fé, é sempre maior do que nossos frágeis recursos humanos nos mostram. Podemos nos ver sempre melhores do que uma possível avaliação estética exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário