sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PENSE NISSO: PASSAR DO BARULHO AO SILÊNCIO...

Gosto de ler na Bíblia, no primeiro livro dos Reis, o fato que revela a grandeza do silêncio e sua necessidade. O fato é esse. Deus ia passar por onde estava Elias e seus companheiros. De repente surgiu um furacão que rasgava os montes e despedaçava os rochedos. Deus não estava no furacão. Surgiu depois um grande terremoto. Deus não se encontrava no terremoto. Houve um grande fogo, mas Deus estava ausente. Passado o fogo percebeu-se o sussurro de uma brisa leve. No meio da brisa amena saiu uma suave voz que perguntou: O que estás fazendo aqui Elias?
Leio, observo, sento e olho para esta nossa sociedade, para este nosso chão feito de trabalho e música, de vida no lar e na rua, de encontros e desencontros de pessoas e me pergunto: Deus, onde estás?
Há demais furacões nas ruas. Quem ainda consegue aguentar o barulho dos carros que fazem comerciais e os carros que fazem tremer as janelas das casas, numa concorrência de quem está mais na solidão?
Há demais terremotos que rebentam os ouvidos dos jovens, usando e abusando dos fones, abusando na escuta de bandas que, para encobrir a pobreza musical, reforçam as baterias e os ritmos musicais.
Há demais fogos que incendeiam as brigas dentro de casa e os meios de comunicação sempre ligados em alto volume. Há demais ventos e trovões que vêm das escolas e das igrejas. Há demais tempestades que batem nas necessidades e nas emoções das pessoas que, em nome de Deus, gritam por socorro, curas e salvação. E Deus, que está em tudo e em todos, que está no longe e no perto, continua gostando da brisa do silêncio da vida.
Deus é o silêncio do universo. A natureza toda é silêncio e silenciosa. O equilíbrio da pessoa acontece na medida em que é capaz de estar só e de silenciar.
Cada pessoa, para poder sobreviver nesse ambiente de tempestade e furacões, deve ir criando o clima da brisa da tarde. O clima da brisa está em sentar-se e pensar sobre a vida, em ser capaz de estar sozinho.
O clima da brisa é conseguir tomar um livro ou a Palavra de Deus e passar uns momentos lendo. O clima da brisa é ser capaz de ficar esperando para que os furacões e os ventos passem, para sentir que a brisa chegou.
É preciso perceber a mistura de silêncio e de barulho em que vivemos. Além de perceber, sermos despertadores. Fazer as pessoas perceberem aquilo que faz bem ao corpo e à mente. Que ajude a viver melhor. A história passada nos ensina que pessoas de grande pensamento escolheram viver longe do barulho. Pessoas criativas se distanciam dos ambientes agitados. Artistas, escritores e poetas gostam do silêncio, e é lá que fazem suas criações.
Pessoalmente, caminho pelo silêncio do mundo, procuro ambientes para pensar, dispenso a companhia de pessoas comuns e gritalhonas e degusto a companhia de mim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário