segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BICHO TAMBÉM É PAI. FELIZ DIA DOS PAIS.

No Brasil, comemora-se o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. A celebração, portanto, aproxima-se. Este ano, ocorre no próximo dia 11. Ser pai é uma grande conquista para os homens, mas também para os animais irracionais.
Entre os bichos, o nascimento de um filhote significa a continuação da linhagem genética da família. Sendo assim, os machos cantam, dançam e lutam até a morte para conquistar uma parceira. Porém, após a concepção, nem todos demonstram tanto interesse pelos filhotes. Não é crueldade, são apenas as leis da natureza! Há os que abandonam a família sem qualquer ressentimento, mas também os que assumem verdadeiramente o papel de pais: suprindo as necessidades, protegendo, ensinando. Quem são os melhores pais do reino animal? A seguir, alguns exemplos.

. Pinguim-imperador - entre os animais, nenhum pai passa por condições tão extremas para assegurar a vida do filhote quanto o pinguim-imperador. Os machos permanecem na Antártida durante o inverno praticamente sozinhos, já que os outros animais que habitam o continente gelado no verão partem para terras mais quentes, inclusive as fêmeas do pinguim-imperador. Os machos ficam justamente para proteger a prole. São eles que guardam o ovo concebido pela parceira, em uma bolsa especial, localizada acima dos pés. No inverno antártico, não há comida, nem água. O sol só volta a brilhar depois de quatro meses. Ventos fortes fazem a temperatura cair abaixo dos 70ºC negativos e forçam os pais a se agruparem para suportar a atmosfera congelante.
Quando os primeiros raios de sol surgem no horizonte, os ovos eclodem liberando filhotes famintos. Como um último esforço, os incansáveis pais – que já perderam metade do seu peso – produzem uma secreção proteica, semelhante ao leite, capaz de sustentar o pequeno pinguim pelo menos durante uma semana. Tempo suficiente para as mães voltarem de sua pescaria por águas mais quentes trazendo peixes para o marido e o novo filho. Na chegada, ela regurgita a fim de alimentá-los. A partir daí, pai e mãe começam um revezamento. Enquanto um sai para pescar o outro cuida do filhote, e a família permanece unida até o pequeno ficar independente.

. Ema - o macho possui o seu harém com até 12 fêmeas. E são eles os responsáveis por incubar os ovos de seu grupo. Eles chocam até 60 ovos durante um período de quarenta dias. Quando os filhos nascem, é o pai que os cria, sozinho.

. Saguis - os pais são responsáveis pela maioria dos cuidados de seus filhos recém-nascidos, enquanto suas companheiras se recuperam durante várias semanas após o parto. Os bebês saguis podem pesar até 25% do peso da mãe, tornando o processo de parto difícil e exigente. Portanto, cabe ao pai, alimentar, proteger e cuidar das necessidades dos bebês enquanto as mães se restabelecem.

. Cavalo-marinho - é o macho que fica “grávido”. Ele recebe os óvulos de sua parceira e, após fertilizá-los, os guarda em uma bolsa especial na barriga. O pai carrega os filhotes até que eles estejam totalmente formados e prontos para enfrentar os mares sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário