sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O AMOR É O MELHOR JEITO DE ABRAÇAR A VIDA E GASTAR OS DIAS.

O olhar, em alguns momentos, parece se perder voltado para um lugar longínquo, talvez inexistente. É próprio do humano questionar-se em vista do amanhã. Perguntar-se pelo ontem também faz parte da normalidade. Inquietações sempre estarão próximas de quem se ocupa com a existência e não é adepto da indiferença. Viver por uma causa, por um ideal é abrir diante de si possibilidades de novos horizontes, bem diferentes do rotineiro. É impossível fugir das obrigações e compromissos. Seria prazeroso estar em outro lugar, mas é necessário estar aí, dando conta do fazer e das responsabilidades.
O humano é extraordinário. Pode deslocar-se sem sair do lugar. Vive num espaço concreto, mas alcança outras dimensões, onde o sentir profundo cria a sensação de paz e o coração se aquieta como se fugisse das tribulações. Porém, o tempo segue seu curso. Os meses chegam ao final, o ano sempre parece adiantado. A vida é maior que o tempo, mas precisa do tempo para dar significado ao existir. As experiências vão sendo somadas, aprendizados alargam o conhecimento, encontros deixam marcas.
O corpo vai se desgastando. É próprio do tempo imprimir transformações. Não tem como sair ileso: é perceptível o passar dos anos. Impossível permanecer eternamente jovem, na aparência física. No entanto, há uma jovialidade invisível: manifestada na alegria, na sabedoria e na capacidade de continuar sonhando. Gastar a vida por um ideal é optar por não envelhecer. É ter a sensação que muitos anos ainda serão somados e que as realizações permanecem incontáveis.
Alguns, impulsionados por sistemas e ideologias, cedem à tentação de resumir a trajetória neste mundo através do acúmulo de bens materiais. Para estes, viver é trabalhar para amontoar coisas. Os dias são rápidos e a quantidade material parece não ter um ponto de equilíbrio. Correm o risco de esquecer-se de viver, mas não abrem mão de avolumar o ter. Lá adiante, a vida cobrará satisfação, realização e as mãos poderão estar vazias.
O amor é o melhor jeito de abraçar a vida e gastar os dias. Ninguém chega ao entardecer
vazio se tiver optado por amar. Oportunidades se multiplicam àqueles que vivem embalados pela caridade. As coisas materiais são necessárias. Amar, porém, é uma opção que depende do que vai no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário