terça-feira, 20 de agosto de 2013

CORAGEM E VONTADE POLÍTICA CONTRA A FOME


A constatação de que mais de um bilhão de pessoas passam fome no mundo deveria sensibilizar até os mais egoístas habitantes deste planeta. A revelação da Organização das Nações Unidas (ONU), no entanto, parece se juntar a tantas outras feitas nos últimos anos, cada uma delas elevando o número de subnutridos, como se estancar esse problema fosse algo impossível. E não é. O diretor-geral da FAO, braço da ONU para a Agricultura e Alimentação, Jacques Diouf, deixa claro: existem recursos técnicos e econômicos para fazer a fome desaparecer. Falta é vontade política.
Desde que a comida passou a integrar o leque de mercadorias do balcão mundial de negócios, os interesses de poderosos grupos econômicos sempre nortearam preços e destinos. E em um cenário influenciado pela crise financeira internacional, a oscilação de preços se torna ainda mais cruel para os desfavorecidos.
Estudos comprovam que há condições de produzir alimentos para toda a humanidade, mas a injusta distribuição acaba privilegiando uns e, em muitos casos, condenando à morte outros. Os dados da ONU mostram que mais de 900 milhões dos atuais famintos habitam regiões paupérrimas da Ásia e da África. Na América Latina estão outros 53 milhões de vítimas. Em todos os países desenvolvidos, apenas 15 milhões sofrem com a fome. Essa distribuição geopolítica torna evidente que a falta de comida existe só para os pobres.
Erradicar a fome exigiria uma revolução global, com passos ousados e demorados. Mas há providências viáveis a curto prazo. Reduzir o desperdício, que em certas regiões ultrapassa um terço apenas na colheita e no transporte, é um exemplo. Incentivar a agricultura familiar é outro. Medida mais consequente ainda: dar real destinação social à terra. Para isso, como diagnostica a ONU, basta vontade política - e uma boa dose de coragem. Sem elas só crescerá a fila de famintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário