sexta-feira, 30 de agosto de 2013

DIA DO GAÚCHO


Celebra-se a Revolução Farroupilha, data máxima dos gaúchos, em 20 de setembro, feriado no Rio Grande do Sul. Os festejos alusivos à data, no entanto, estendem-se por quase todo o mês, iniciando em 7 de setembro, quando acende-se, na capital, Porto Alegre, a chama crioula, a partir de uma centelha da pira da pátria. De 14 a 20 de setembro, na chamada Semana Farroupilha, as celebrações intensificam-
se, com acampamentos, bailes e desfiles em vários municípios.
Este ano, o tema para os festejos farroupilhas é “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”, abordando mitos, lendas e contos do Estado descritas pelo escritor João Simões Lopes Neto (1865-1916), um gaúcho, naturalmente.
O tema é especialmente explorado nos desfiles temáticos. Em Porto Alegre, onde ocorre um dos maiores desfiles, o espetáculo está marcado para a noite de 19 de setembro. Nove carros retratarão diferentes lendas e mitos.
Quem foi João Simões Lopes Neto? Natural de Pelotas (RS), Lopes Neto era escritor e empresário. Para os estudiosos e críticos de literatura, ele foi o maior autor regionalista do RS, pois procurou em sua produção literária valorizar a história do gaúcho e suas tradições – daí a merecida homenagem neste 20 de setembro! Mas o escritor só alcançou a glória literária depois de sua morte, ocorrida em 1916, mais especificamente em 1949, após o lançamento das obras Contos Gauchescos e Lendas do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário