sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMO SERÁ O DESFILE DO GAÚCHO NA CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL



. Carro 1: O imaginário - João Simões Lopes Neto - O carro apresenta João Simões Lopes Neto, escritor e empresário, como representante literário do imaginário social do RS. Seus contos e lendas vieram a fazer sucesso depois de sua morte.

. Carro 2: A lenda do Boitatá - a cobra de fogo - Diz a lenda que, nos passeios e viagens noturnas, um fogo em forma de cobra voa na frente dos cavaleiros, impedindo que sigam adiante. A forma de se livrar do ataque seria desatar o laço e arrastá-lo pela presilha. O Boitatá, que é atraído pelo ferro da argola do laço, deixaria assim o cavaleiro e o seguiria até amanhecer o dia.

. Carro 3: A lenda do Negrinho do Pastoreio - Genuinamente rio-grandense, a lenda nasceu da escravidão e reflete o
meio pastoril, o poder e a religiosidade que
é associada aos outros tantos casos de escravos considerados mártires.

. Carro 4: A Salamanca do Jarau - O palco da lenda é o Cerro do Jarau, formado por uma cadeia de morros, que se destacam na paisagem do pampa gaúcho, no município de Quaraí. Simões Lopes Neto desenvolveu o tema com elementos que decorriam das superstições locais, como a princesa encantada, os tesouros escondidos apresentados na forma de serpente.

. Carro 5: O Mate do João Cardoso - Um dos mais populares contos de Simões destaca a tradição herdada dos indígenas, a hospitalidade do mate na roda do chimarrão, e o convívio, a solidariedade e a fraternidade do homem rural. Mostra um período da história em que os meios de comunicação eram escassos e as novidades vinham pelos viajantes, que passavam pelas terras e eram convidados para um mate.

. Carro 6: Trezentas onças - No conto, Blau Nunes perde sua guaiaca com 300 onças do patrão, com as quais deveria comprar uma tropa de gado. Assustado, pensa em se matar, mas desiste por questões divinas. Volta para a estância preparado para contar o ocorrido ao patrão. Ao chegar, vê sobre a mesa a guaiaca com o dinheiro. Ela havia sido encontrada por uma comitiva de tropeiros, que a devolveram. Lembra a honestidade, a confiança, a honra ao “fio do bigode”.

. Carro 7: Lobisomen e bruxa - Segundo a lenda, o sétimo filho homem de uma família será fatalmente lobisomem, a menos que seja batizado pelo irmão mais velho. O mito da bruxa no RS veio da Europa: será bruxa a sétima filha do casal, quando não for interrompida por varão, e batizada pela primogênita, perde o fado.

. Carro 8: Crendices e superstições - Retrata o acervo cultural, herdado dos antepassados gaúchos, que figura no mundo mágico, povoado de crenças, misticismo, simpatias, promessas.

. Carro 9: Chasque do Imperador - O carro lembra a narrativa da vinda de Pedro II para acompanhar a guerra contra os paraguaios que tomaram Uruguaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário