sábado, 4 de maio de 2013

TRIMESTRE FRIO, SECO E COM NEVE RS


Os próximos três meses serão de temperaturas entre o normal e abaixo do normal no Rio Grande do Sul. Projeção é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Teremos temperaturas abaixo da média histórica e a tendência é de ocorrências de neve, em quantidade maior que nos anos anteriores, principalmente em junho e julho”, descreve Expedito Rebello, chefe do serviço de pesquisas aplicadas do Inmet. Segundo ele, já a partir desta semana, especificamente de 2 de maio, conforme os mapas disponíveis na semana passada, começa a esfriar no Estado, e o frio será cada vez mais intenso.
Sobre o volume de chuvas no Estado para maio, junho e julho, os prognósticos do Inmet indicam que será inferior ao normal e muito irregular. “Será um período de frio, mas seco”, acrescenta Rebello. Conforme a descrição do especialista, nos 90 dias seguintes haverá o ingresso de massas de ar polar muito fortes, que farão despencar a temperatura, intercalados por períodos de temperaturas mais amenas.
Um pouco mais detalhado, o prognóstico para o Rio Grande do Sul emitido pelo 8º Distrito de Meteorologia confirma temperaturas abaixo da média e indica que, diferente de maio e junho, quando choverá menos que o padrão climatológico, em julho a precipitação deve ficar acima da média histórica para o mês.
O prognóstico, elaborado por meteorologistas da Cppmet/Ufpel, Fepagro e Inmet (entre eles Solismar Prestes) conclui: Apesar dos prognósticos indicarem tendências de anomalias positivas de temperaturas médias pouco acima do padrão no decorrer do trimestre, poderão ocorrer dias com temperaturas baixas e formação de geadas ao longo deste trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário