sexta-feira, 10 de maio de 2013

A PARTIR DE JUNHO TRATORES DEVEM SER EMPLACADOS


A partir de 1º de junho deste ano as máquinas e implementos agrícolas fabricados a partir de janeiro de 2013 deverão ser registrados com emplacamento e Certificado de Registro de Veículos (CRV), como os demais veículos. A medida faz parte das portarias 429 e 434, respectivamente de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, editadas pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).
Segundo as portarias, também deverão ser emplacados tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos na área da construção, como guindastes. Para os tratores fabricados até primeiro de junho deste ano, o registro, quando necessário, poderá ser feito sem necessidade de pré-cadastramento.
As lideranças agrícolas consideram as medidas de difícil cumprimento por parte dos donos dos maquinários. O Contran alega que a medida serve para dar segurança nas estradas.
Para transitar nas rodovias, os veículos terão de portar CRV. A identificação do veículo se dará por meio de gravação do número de Identificação do Produto (PIN) no chassi. O processo exigirá equipamentos obrigatórios, como pisca-pisca, farol e extintor. O não cumprimento destas normas pode representar ao infrator as penalidades e medidas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como multa, apreensão do veículo e remoção.
Os proprietários de máquinas agrícolas antigas devem procurar o órgão para regularizar a situação. Os Detran’s do Brasil exigem comprovação de propriedade, por meio de nota fiscal ou documento de propriedade. O emplacamento e licenciamento não obrigam o pagamento do IPVA, uma vez que os tratores, colheitadeiras e afins são automaticamente isentos do pagamento do imposto.
Para o setor agrícola, a determinação será de difícil aplicação. Um grande problema está relacionado à identificação das máquinas. “A maioria dos produtores não possui mais notas fiscais e outros documentos, pois esses não eram exigidos”, destaca Nestor Hein, assessor jurídico da Farsul. “Concordamos em habilitar os operadores e identificar as máquinas a partir de agora”, conclui ao CR.

Segurança - A norma de segurança e saúde estabelecida pela Secretaria de Inspeção do Trabalho e aplicada à agricultura, conhecida por NR 31, tem feito com que a busca por tratores de pequeno porte com versões cabinadas estejam em alta.
Os modelos cabinados proporcionam mais conforto e segurança ocupacional, especialmente em aplicações como pulverização, e atendem as normativas, fazendo com que o agricultor esteja amparado na lei.
Segundo o gerente da Agri-
tech/Agrale, fabricante dos tratores Yanmar, Pedro Cazado Lima, os agricultores estão preocupados com a segurança e bem-estar de seus funcionários. “Como o mercado ainda não oferece uma quantidade muito grande de opções, as vendas dos modelos cabinados que dispomos foi surpreendente”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário