sexta-feira, 31 de maio de 2013

O QUE É TER FÉ?

Independentemente da crença de cada um, uma das frases mais ditas pelas pessoas é: “Você precisa ter fé!”. Normalmente, essa afirmação se origina em um período conturbado ou de aflição na vida daqueles que creem. Contudo, devemos nos indagar: O que é mesmo ter fé?
A teologia nos ensina que ter fé é esperar. Inclusive vai além: explica que quando a criatura encontrar-se com seu Criador, não há mais fé, por isso, teólogos ousam dizer que no Céu não há fé alguma, pois encontrou-se o que se estava esperando. 
Todavia, e na prática, no nosso cotidiano, qual é nossa postura perante Deus, para sentirmos que somos homens e mulheres de fé? Recorremos à profundidade de Santo Agostinho que nos diz: “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser!”. Que magnífico isso! Ter fé é fazermos um contrato com Deus, sem exigir nada Dele, sem termos qualquer garantia de que Ele fará algo por nós. A única certeza é a de confiar na Sua Divina Providência e na Misericórdia Infinita, ou seja, é ter fé, é esperar, é depositar toda a nossa vida em Deus.
Fácil é dizer, mas difícil concretizar. Como é difícil ter fé no tempo de Deus! Afinal, Ele demorou em torno de 500 anos para cumprir a promessa que fez a Isaías de fazer nascer de uma Virgem o nosso Senhor, o Emanuel. Como vamos esperar apenas um ou alguns dias que Deus faça o que nós queremos? 
Então, é mais fácil ir ao “shopping center da fé” e conseguir por nós mesmos, não é? Vamos para o esoterismo, outras religiões e até outras seitas, onde o retorno vem mais rápido. Aí, depois, caso não consigamos, brigamos com Deus porque Ele não quis nos dar, não nos atendeu e nos afastamos da Igreja. Afinal de contas, faço todos os meus deveres de cristão e não ganho o que quero, e por fim perco a minha fé. Entretanto, analisemos isso, ou seja, perco minha fé, mas em algum momento realmente tivemos fé? E a história do contrato em branco e em esperar por Deus? Será que não descumprimos nossa parte no “acordo”?
Neste ponto podemos pensar: Ah, mas se descumprimos então Deus vai nos cobrar a indenização e vai nos castigar! Por isso que estou sofrendo tanto! Porém, aí está a grandiosidade de Deus! Deus não se vinga de nós. Ele não pode, pois é puro amor. A maldade é propriedade do inimigo, não de Deus. Ele nos perdoa, porque Ele nos ama.
Dá-nos a oportunidade a cada dia de recomeçarmos, basta que nós peçamos a Ele e abramos a porta do nosso coração para que Ele entre e escreva nas doces linhas de nossa vida. Basta que tenhamos fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário