sexta-feira, 17 de maio de 2013

BIODIVERSIDADE


A Amazônia é o maior; o Pampa é exclusivo dos gaúchos
 27 de maio é Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas do Brasil. É o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do país. À época do descobrimento, esta floresta ocupava 12% do território nacional, estendendo-se do Ceará ao Rio Grande do Sul. Hoje, está reduzida a apenas 7% de sua área original. Árvores de médio e grande porte formam uma floresta fechada e densa, onde já foram registradas mais de 1.360 espécies diferentes, das quais muitas são endêmicas. Cerca de 550 espécies de animais só existem ali. Algumas espécies da Mata Atlântica são bem conhecidas da população, como o mico-
leão-dourado.
Bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definidas pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas) fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
Além da Mata Atlântica, o Brasil tem outros cinco biomas.

Amazônia - é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. Ocupa quase metade do território nacional. O bioma é dominado pelo clima quente e úmido e por florestas. É marcado ainda pela bacia amazônica, que escoa 20% do volume de água doce do mundo. A vegetação característica é de árvores altas. Estima-se que esse bioma abrigue mais de a metade de todas as espécies vivas do Brasil.
O Pampa está presente somente no Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território do Estado. Internacionalmente, é classificado de Estepe. É marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. A vegetação predominante é constituída de ervas e arbustos, recobrindo um relevo levemente ondulado. Formações florestais não são comuns.
Cerrado cobre 22% do território brasileiro. É no Cerrado que está a nascente das três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em elevado potencial aquífero e grande biodiversidade. Esse bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário