domingo, 5 de maio de 2013

A SEMPRE PROCURADA E QUERIDA VERDADE.

Falamos, sonhamos e queremos a verdade. Porém, é fácil desejá-la ao tamanho de si mesmo. Seu significado e seu conteúdo são muito difíceis de precisar. Talvez seja por este motivo que o campo da verdade seja visto, pelos humanos, com tanta confusão e tantos enganos. No entanto, ela constitui uma das aspirações mais universais do coração humano e mais necessárias para o ajuste da convivência social.
Todos aspiramos a verdade, embora por caminhos diferentes e sem ter clareza de onde ela se encontra e como a provamos.
Conta-se que um dia encontraram-se dois alpinistas curiosos para conhecer o topo de uma altíssima montanha. Dizia-se que nela havia um misterioso monumento a um deus que
poderia revelar grandes segredos de prosperidade a quem o visitasse.
Os dois alpinistas tinham informações diferentes sobre o possível caminho de acesso. Cada um defendia a sua rota como única possível. Depois de longa discussão, cada um por si resolveu começar a subida. Passados dois dias, ambos se encontraram no topo da montanha misteriosa. O monumento não existia. Era apenas uma lenda. Não havia verdade alguma sobre esse ídolo inventado. Sentaram-se no chão e começaram a dialogar. No diálogo chegaram à conclusão que toda a montanha era um monumento à beleza. Encantados por terem chegado ao mesmo lugar por caminhos diferentes, viram-se animados por outra verdade encontrada e encantadora.
Na vida cotidiana, tantas vezes, lutamos por uma mesma verdade a partir dos mais diferentes e contraditórios caminhos. A verdade mais incomoda do que acomoda. Nossa tendência natural é ignorá-la ou desprezá-la, considerando-a muito difícil e exigente. Achamos que os atalhos e meios mais fáceis e curtos nos levam antes à felicidade.
Porém, até mesmo as pessoas que escolhem o mais cômodo e conveniente vão se dando conta de que a verdade está além e acima dos imediatismos. Existe um temor de que toda a felicidade que não se baseia na verdade acabará preparando falências. O bom da vida é que sempre é possível recomeçar para nos aproximar da verdade. Para as pessoas sábias, algumas falências podem ser base para grandes sucessos, desde que se abram à verdade.
Num debate de sala de aula sobre a verdade, no meio de tantas opiniões cruzadas, um aluno afirmou qual era seu conceito sobre verdade. Assim dizia: “Para mim, verdade é a realidade autêntica de um ser e de um fato”. Esta definição pode parecer um tanto pobre e incompleta, mas não deixa de ser sincera.
A justiça só é verdadeira quando não é falsificada e nem deformada. A verdade da justiça encontra seu símbolo na balança equilibrada. O amor é verdadeiro quando for oblativo, sincero, gratuito... Creio que neste campo da verdade sobre o amor, encontramos uma página de máxima sabedoria na carta de Paulo aos Coríntios (1Cor 12,31-13,13). A verdade é o próprio ser das coisas, em sua originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário