segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VETOS DESAGRADAM E VÃO AO SENADO

Acabou a flexibilização para a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios. Esse é o principal dos nove vetos presidenciais à Medida Provisória do Código Florestal, aprovado pelo Congresso Nacional em setembro. Eles foram publicados no Diário Oficial da União. Com o veto sobre o artigo 61º-A, propriedades com 4 a 10 módulos fiscais vão ter que recuperar 20 metros de largura para rios com até 10 metros de largura.
Na versão anterior eram 15 metros, contados da borda da calha do leito regular, para imóveis com área superior a 4 e até 15 módulos fiscais, nos cursos d’água naturais com até 10 metros de largura (ver quadros).
Outro veto trata da impossibilidade de utilizar árvores frutíferas na recomposição de reservas legais. “Não teremos áreas de pomar permanente”, afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, é favorável à proibição de recuperar APPs com frutíferas. “O plantio de frutíferas em larga escala só é viável com o uso de agroquímicos. Esse plantio em larga escala vai contaminar rios e nascentes”, alertou Kátia.
Para ela, embora não seja um texto que satisfaça todo o setor agropecuário, o código dá segurança jurídica a partir de agora. Em nota oficial a Contag cita que apesar de não ser o ideal, o novo Código Florestal é exequível e define regras claras para os produtores rurais continuarem produzindo com qualidade e sustentabilidade, aliando produção e preservação ambiental.
Já para os ambientalistas, serão grandes os impactos provocados pelas suspensões. “É uma lei de legalização do desmatamento”, resumiram. E a Frente Parlamentar da Agropecuária classificou as mudanças “como um golpe do Palácio do Planalto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário