segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FAMÍLIA EM DADOS DO IBGE

Situação dos filhos

Pela primeira vez, o IBGE pesquisou a situação dos filhos nas famílias. A coordenadora da pesquisa, Ana Lúcia Sabóia, chama a atenção para essa nova classificação, ‘famílias reconstituídas’, que somam 16% das famílias brasileiras. “Até então, o Brasil era um mar de tranquilidade, todo mundo era casal com filho, mas você não sabia filhos de quem. Mudou. Você ouve falar do casal: o meu filho, o seu filho e os nossos filhos”, explicou. Em 84% das unidades, todos os filhos são dos casais.

Morando sozinho

A proporção de unidades domésticas unipessoais (com apenas um morador) passou de 9,2%, em 2001, para 12,1% em 2010. Muito distante ainda de países escandinavos (38% na Noruega, 37% na Finlândia, 36% na Dinamarca), mas já preocupando pela questão econômica e pelo comportamento.

União conjugal

Pela primeira vez, o contingente de pessoas vivendo em união conjugal supera a metade da população (50,1%). Desse total, subiu de 28,6% para 36,4% o percentual de pessoas vivendo em uniões consensuais. Por outro lado, diminuiu de 49,4% para 42,9% a proporção de cônjuges que optaram pelas uniões religiosas ou civis, sendo maior a queda do casamento religioso.

Raça predomina
A raça é fator predominante na escolha de parceiros conjugais. 70% dos casamentos no Brasil ocorrem entre pessoas de mesma cor. a incidência é maior entre os brancos (74,5%), pardos (68,5%) e índios (65%), neste caso, relacionado à preservação dos povos. A renda também influencia.

Separações em alta
Em dez anos, a formalização de separações cresceu 20%, passando de 11,9% para 14,6%. Um dos fatores para esse aumento é a facilidade na emissão do divórcio para casais sem filhos, a partir de 2007. A medida influenciou a escalada do número de divorciados, de 1,7% para 3,1%.

Rumo de migrantes

Os 9,5 milhões de nordestinos migrantes são maioria (53%) entre os 17,8 milhões de pessoas que residem em região diferente da que nasceram, sendo 66% no Sudeste. Pela pesquisa Nupcialidade, Fecundidade e Migração, o Sudeste também é o principal destino de 66% dos 600 mil estrangeiros que moravam no Brasil em 2010, seguido do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário