sábado, 13 de outubro de 2012

PROFESSOR: CONHECIMENTO É PODER.

Aproximando-se o dia do professor (15/10), desperta em nós um questionamento sobre o exercício desta função. Quais motivos que tem a comemorar? Quais as conquistas e os desafios que possuem? Vislumbramos um bom horizonte profissional? A educação precisa de respostas ou de reformular suas perguntas?
Em primeiro lugar, os problemas educacionais envolvem um arsenal de fatores transferidos pelas necessidades sociais, algo complexo, impossível de ser solucionado com alternativas medíocres. Frente a isso podemos argumentar que nos países em que a educação é prioridade outros desafios são minimizados, quando não extintos, como a desigualdade econômica, a falta de segurança, o uso de entorpecentes, o saneamento, os problemas ambientais, o desemprego, pois a educação é uma ferramenta de aperfeiçoamento cultural e que constrói dignidade.
Nesse sentido, é fundamental resgatar o valor da profissão docente, além do ressarcimento econômico, mas com boas condições de trabalho e maior respeito social para alguém que doa sua vida em benefício desta causa coletiva e tão nobre. Já está difundido que em prol da qualidade o país precisa atrair gente talentosa para a carreira de professor e que o desempenho dos alunos é maior quando o nível de qualificação, de formação profissional é mais elevado.
Num segundo momento precisamos relembrar algumas características essenciais no bom professor: precisa ser sensivelmente humano, comprometido com o aprimoramento intelectual, estar em contínua formação, possuir embasamento teórico, ser exigente e motivador, possuir objetivos claros, conteúdos pertinentes e critérios avaliativos bem definidos. Também deve aprofundar vínculos de parceria com alunos, colegas de trabalho e famílias, engajando a todos no processo de aprendizagem, função primordial do exercício pedagógico.
Em nossa sociedade há muitos professores de excelência, aqueles que dão o melhor de si em seu trabalho, que fazem a sua parte com dedicação, sendo íntegros, solidários, afetuosos, cultos, éticos, comprometidos, persistentes, que mesmo quando deixamos de ser seus discípulos, permanece em nós o desejo de segui-los, pois cultivaram em nós valores com os quais nos identificamos e que permitem a transformação social.
Aproveitamos esta festividade dos educadores para divulgar o sentimento de união pela valorização da classe docente, enfatizando que conhecimento é poder, é um patrimônio que precisa ser valorizado, bem como, para defender, reconhecer e parabenizar aos bons professores e aos educadores que fizeram a diferença em nossa trajetória.
Obrigada, professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário