quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AS CONQUISTAS DE CADA DIA

Quem observa diariamente, com atenção, os fatos publicados, logo percebe que um mal nunca vem sozinho. É tendência natural que uma desgraça fragilize as pessoas, turve as situações e estas passem a desencadear outros males. Sabe-se que a violência não soluciona a violência, que o fogo não apaga o fogo, nem uma doença cura outra doença, mas, ao natural as coisas podem descambar e criar um círculo vicioso. Tantos homens e mulheres lamentam com dor: “Nada mais está dando certo em minha vida, tudo vai de mal a pior!” 
Círculo vicioso é um processo decorrente de situações que podem nos apanhar de surpresa e nos deixar machucados, mas é também um processo que vai adoecendo nossa mente, nosso coração e nossa vontade. O que é o desânimo senão a perda progressiva da coragem de reagir diante das dificuldades e desafios da vida? O que é a decepção senão a fragilização emocional ou afetiva diante de algo que se desejava ou alguém que se confiava e não deu certo?
O povo, por aí, afirma que um mal nunca vem sozinho! A afirmação faz parte da sabedoria popular que se confirma na realidade do dia a dia. Uma vez, um médico me disse algo muito simples: “Observa, frei, que uma gripe mal curada pode gerar uma pneumonia; uma pneumonia, não tratada, pode virar câncer de pulmão e este provocar a morte”. Uma pequena rachadura na parede de uma casa, se não for corrigida logo, pode ir comprometendo a parede toda e esta, se não for restaurada, pode danificar toda a casa.
A velha história do círculo vicioso pode atingir a vida da pessoa, das coisas ao nosso redor e corromper uma sociedade inteira. Hoje, o círculo vicioso dos maus tratos à vida está se ampliando tanto, a ponto de por em risco o planeta Terra. No acontecer do círculo vicioso, a maioria se põe em busca de quem é culpado, quem são os causadores das desgraças que se sucedem. O enfraquecimento causado por um círculo vicioso chega a causar o desespero, acusando o próprio Deus como o culpado de que a vida não dá certo.
Mas, se existe o círculo vicioso, é certo também que existe o círculo virtuoso. Este começa quando a pessoa, com suas capacidades, se sente responsável, trava o processo de risco para dar a volta por dentro, por cima e por todos os lados. Isso é possível desde que a pessoa se determine e reúna todos os recursos para reagir e começar de novo. Melhor ainda, quando a pessoa consegue pedir e contar com ajudas e apoios e, acima de tudo, com a força da fé. Aqui é importante acreditar no potencial humano da reação que Deus colocou em nós. 
Concluindo, podemos afirmar convictamente que, se “um mal nunca vem sozinho, um bem, também nunca vem sozinho”. Quando começamos a processar o círculo virtuoso, necessitamos exercitar o senso da valorização, pois quanto melhor acolhemos e apreciamos o bem, mais o mal vai desaparecendo. O melhor é ocupar-nos com a positividade da vida, das coisas e da história e aprender a celebrar as pequenas conquistas de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário