terça-feira, 23 de outubro de 2012

A ALEGRIA PRECISA SUPERAR O MEDO.

Após ter lido todos os grandes autores de psicologia e ter acumulado teses sobre o comportamento dos homens e mulheres, um pesquisador resolveu conhecer a vida real das pessoas. A tristeza foi a nota dominante na maioria dos entrevistados. Inicialmente encontrou um grupo de mulheres que saia de uma igreja e apontaram o motivo de sua tristeza: temos medo de perder o céu. Diferentes grupos esclareceram que tinham medo de perder a saúde e o dinheiro. Muitos estavam preocupados com aquilo que o futuro lhes reservava. Por fim encontrou um grupo de pessoas que se mostrava muito feliz. Um deles explicou ao sábio o motivo do seu estado de ânimo: procuramos viver com intensidade o momento presente, fazendo o bem e cultivando a paz.
Como os demais, eles tinham problemas, que procuravam solucionar. Não perdiam tempo com o passado, que já não mais lhes pertencia, nem com o futuro, ainda desconhecido. Empregavam todo o esforço para viver o momento presente. Para eles, a vida era um milagre contínuo. Cada dia era uma nova página, uma nova surpresa, que exigiam toda sua atenção. Mais: estavam convencidos que havia muito mais coisas a festejar do que a lamentar.
O medo, quando moderado, é um aliado nosso. Ele aponta eventuais perigos que devem ser evitados ou superados. Se isto não acontecer, a pessoa acaba paralisada, na defensiva. Existia um rato que tinha medo do gato. Por sua vez, o gato tinha medo do cachorro, que tremia diante do tigre. Este tinha medo do caçador e o caçador temia a própria esposa, que tinha um medo doentio pelo rato. O círculo se quebra quando o medo for superado.
É muito comum encontrar pessoas avarentas. Sofrem privações, não usam o dinheiro com medo que ele possa faltar amanhã. Há pessoas que se privam de tudo, guardando o dinheiro para uma eventual doença. As preocupações com o futuro impedem viver o presente. Seus horizontes são sempre sombrios, toldados de nuvens com medos injustificados diante de ameaças pouco prováveis. E com isto perdem a beleza da vida, perdem a dimensão de tudo o que é positivo.Sofrem por antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário