terça-feira, 23 de outubro de 2012

A FÉ É MUITO IMPORTANTE

A fé humana joga com a necessária confiança. Na confiança nos abrimos aos outros com mais segurança. A desconfiança é sempre uma antecipação de juízo que nos distancia dos outros e pode nos levar ao isolamento. Na vida real é preferível deixar-se enganar por confiar, do que viver desconfiando de todos e morrer na solidão.
A fé religiosa busca assegurar-se na relação com Deus, como raiz primeira e última de nossa existência. Esta fé religiosa, antes de ser uma ideia, é uma experiência envolvente, decorrente de nosso próprio viver. Aos cidadãos de Atenas, no meio do Areópago, Paulo proclama: “Deus não está longe de cada um de nós. Nele vivemos, nos movemos e existimos!”.
A adesão pessoal ao outro é indispensável para a vida. Nós não podemos nos imaginar desvinculados, numa redoma de isolamento.
O viver é comunhão! Todo o nosso ser,
desde a configuração do corpo, está voltado para o outro. Nossos sentidos são janelas de comunhão, graças à qual a vida se torna significativa e irradiante. Por meio da fé, a pessoa rompe com sua solidão, sente-se motivada para as tarefas mais árduas, pois assim nosso viver se torna útil e significativo.
A fé humana e a fé religiosa nos fazem caminhar no terreno da esperança. Quando se confia plenamente em alguém, espera-se dele algo importante para o futuro. Assim deveria ser a união conjugal na edificação de um lar. Evidentemente, essa confiança presente e futura não pode se dar sem o amor. Fé, esperança e amor não são três virtudes e atitudes diversas, mas três aspectos da unidade interpessoal, graças à qual a vida se torna relevante e atraente.
A experiência da fé humana pode se tornar um pressuposto aberto e favorável à fé religiosa, quando for bem cultivada e verdadeira. Por exemplo: para uma criança que põe fé no pai e na mãe e é correspondida na fidelidade, não é difícil ir passando para a fé religiosa em caminho de serena normalidade. Porém, para uma criança que vive a experiência de fé humana traída e rompida em seus pais, o clima de revolta e decepção vai dificultar muito no exercício da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário