terça-feira, 23 de outubro de 2012

870 MILHÃO DE PESSOAS SÃO O DIVISOR ENTRE A VIDA E A MORTE

A fome constrói cenários dramáticos, produz vítimas inocentes e representa um desafio permanente à humanidade. Não há quem não condene; são muitas as receitas políticas e econômicas sugeridas como solução; pesquisas, estudos e relatórios se acumulam - mas na prática as iniciativas exitosas são raras.
Se ver uma pessoa sem comida já é motivo para uma mobilização geral, dá para imaginar o que precisaria ser feito para acabar com o sofrimento de 870 milhões de pessoas que comem pouco ou nada. Este é o número apontado pelo documento Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2012, divulgado na semana passada.
O estudo revela que houve uma redução de 132 milhões de pessoas no total de famintos ou subnutridos no planeta. Apesar do expressivo número, é inadmissível que o mundo conviva com tanta gente passando fome. Principalmente quando se constatam avanços tecnológicos em praticamente todas as áreas – e mais escancaradamente ainda quando se aprovam orçamentos militares que consomem centenas de bilhões de dólares.
O quadro se torna mais injusto – como se fosse possível descer ainda mais na escala da desumanidade – quando se apura que entre os desnutridos há 100 milhões de crianças, e que 2,5 milhões delas perdem a vida a cada ano por falta ou ausência de alimentação.
O tão criticado internamente Bolsa Família é reconhecido no exterior como referência no combate à fome. Esta não é a solução ideal, mas se ajuda a matar a fome de crianças e adultos, sua implementação já está plenamente justificada. Que outras providências semelhantes sejam adotadas. Que se aumente a produção agrícola, que os alimentos não sofram a manipulação dos interesses comerciais e sejam melhor distribuídos... Enfim, que não se meçam esforços e criatividade para que nenhuma pessoa seja privada de um prato de comida, o que para 870 milhões de seres humanos é o divisor entre a vida e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário