segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TRABALHADORAS RURAIS LUTAM PARA MANTER CONQUISTAS


A mulher rural, que representa até 70% da força de trabalho em algumas economias baseadas fundamentalmente na agricultura, está alargando as tendas no Brasil. E a região Sul saiu na frente com uma campanha que visa ampliar a licença maternidade de quatro para seis meses para todas as trabalhadoras. “A ideia se espalhou pelo país”, relata Cleonice Back, coordenadora do Coletivo de Mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fretraf-Sul).
Em todo o Brasil estão sendo coletadas assinaturas para o abaixo-assinado. No RS, técnicos e extensionistas da Emater coletarão as assinaturas em 492 dos 497 municípios do Estado onde a instituição atua. “É uma campanha justa e, por isso, aderimos, em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento mais saudável no meio rural”, afirma o presidente da Emater/RS, Lino De David.
O objetivo da campanha é coletar 500 mil assinaturas até o dia 23 de novembro, quando será realizado, em Constantina, no Norte gaúcho, o I Encontro das Agricultoras Familiares da Região Sul, que deverá tratar de temas como a previdência social e o desenvolvimento sustentável. “Estamos lutando para que os direitos que já temos sejam garantidos e estamos na busca por novas conquistas”, enfatiza Cleonice. Todos podem assinar, basta ter o número do documento.
O tema será levado a Brasília e debatido durante a 5ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que ocorre de 29 a 31 de outubro, informa Inque Schneider, coordenadora estadual de mulheres trabalhadoras rurais da Fetag/RS.
Alteração - De acordo com a campanha, a ampliação do salário maternidade para seis meses altera o conteúdo da lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, que facultou a prorrogação da licença maternidade por mais 60 dias para as trabalhadoras urbanas, a fim de que seja tornada obrigatória a concessão desta licença pelo período de 180 dias, para trabalhadoras urbanas e também as rurais. 
O presidente do INSS, Mauro Hauschild, confirmou presença no Encontro das Agricultoras em Constantina. “Há grande possibilidade da presidente Dilma Rousseff participar do evento, juntamente com ministros”, adianta Adriana Antunes de Souza, da coordenação da Fetraf-Sul. “O abaixo-assinado será entregue à presidente, como forma de protesto e luta”, afirma ao CR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário