segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LEITE DE OVELHA ESTÁ ENTRANDO NO CARDAPIO

As ovelhas que, até então, eram usadas somente para produção de lã e de carne, agora são fonte de leite, usado para fabricar iogurtes, queijos e até sorvete. Segundo a Embrapa Caprinos e Ovinos, o rebanho de ovinos leiteiros varia de 12 a 14 mil ovelhas no país. “Muitas dessas ovelhas ainda não são ordenhadas porque há empreendimentos em fase de estruturação”, observa o pesquisador Octávio Rossi de Morais.
Conforme o pesqquisador, as maiores concentrações estão no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas há algumas criações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, bem como outras isoladas no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte.
Foram os gaúchos que introduziram os ovinos leiteiros no país, em 1992, mas Santa Catarina conseguiu superar o Estado gaúcho. É lá que foi criada a Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Leiteiros, sediada em Chapecó, e que a pesquisa ganhou fôlego com os estudos da Epagri. “O plantel catarinense gira em torno de 3.000 animais”, informa o presidente da Associação, Erico Tormen.
Para a produção ter sucesso é preciso que cresça o consumo e que os produtos sulinos se espalhem pelo país. Enquanto o Rio Grande do Sul tem laticínios com Serviço de Inspeção Federal, Santa Catarina ainda aguarda o aval do governo federal para vender seus produtos no mercado da região Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário