segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DEDICAR AOS VALORES O TEMPO NECESSÁRIO

Somos filhos de nosso tempo e temos dificuldades em administrar nossos compromissos. As atividades superam as possibilidades da agenda. E por isso vivemos com pressa, fazemos muita coisa de maneira superficial. Fazemos algumas atividades e para as outras - e muitas vezes as mais importantes - encontramos uma boa desculpa: faltou tempo.
E esta falta de tempo não é prerrogativa dos executivos. Atinge a todos. Foi esta a desculpa de um grupo de alunos por não ter feito uma tarefa pedida pelo professor. No período seguinte, o professor conduziu uma dinâmica de grupo com eles.
Sobre a mesa estava um vaso de vidro com boca bem grande. O vaso continha areia e água, preenchendo quase a metade do espaço. Ao lado estavam batatas, algumas grandes e outras menores. Ele desafiou os alunos a colocarem tudo no vaso. Bem que tentaram, mas sempre sobravam batatas, especialmente as maiores. A experiência foi refeita. Desta vez os diferentes ingredientes - batatas, areia e água - estavam ao lado do vaso, inteiramente vazio. O professor tomou as batatas maiores e foi colocando no vaso, depois ajeitou as menores. Por fim foi despejando a areia que se acomodava nos pequenos espaços existentes. A água ajudava neste particular. A tarefa foi finalizada com as batatas, areia e água acomodadas no vaso e, ainda havia algum lugar.
Assim é a vida. Por vezes gastamos nosso tempo com a areia das futilidades. Outras vezes damos atenção e tempo para tarefas secundárias e acaba faltando tempo para tarefas essenciais. Nos consolamos: não deu tempo. E fazemos isso com a oração: não sobrou tempo. Em sã consciência ninguém tem a coragem de declarar que não tomou banho porque faltou tempo...
É preciso marcar prioridades. Precisamos ter uma escala de valores e dedicar a estes valores o tempo necessário. O resto - areia e água - virá depois. A fé deve ocupar em nossa vida o primeiro lugar. Isto implica em crer em Deus e seguir seu projeto de vida. Na escala de valores, a família ocupa o segundo lugar. Isto requer amor e tempo. Destaque também para a saúde. Não apenas procurar os recursos quando a doença aparece, mas cuidar da saúde com qualidade de vida. Com alimentação saudável, exercícios físicos e repouso cuidamos do corpo, nosso companheiro na caminhada da vida. Na quarta colocação vem a comunidade.
Reservando tempo para as prioridades escolhidas, sobrará espaço para as demais atividades que a vida nos apresenta. Isto explica o sucesso de pessoas muito ocupadas e o fracasso de pessoas enroladas em si mesmas, correndo sempre atrás do prejuízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário