segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O AMOR, A HUMILDADE VENCERAM A MENTIRA E A PREPOTÊNCIA

Toda eleição é importante, porque interfere na vida e no destino das pessoas. Mas o pleito municipal adquire uma relevância diferenciada. Provavelmente pela proximidade entre candidatos e eleitor, o que permite um contato maior, uma investigação mais aprofundada sobre a postura e os compromissos dos que postulam comandar o Executivo ou ocupar cadeiras nas Câmaras de Vereadores. Essa aproximação, de certa forma, facilita o dever do cidadão, de no mínimo prestar atenção em quem vai votar. Auxilia, ainda, na cobrança posterior, na fiscalização do cumprimento de programas de governo e promessas de palanque. Cobrar de um presidente ou governador, ou mesmo de um senador ou deputado federal, é sempre mais difícil. E não apenas pela distância.
A vizinhança também favorece a possibilidade de saudáveis constrangimentos, comuns quando são expostos candidatos despreparados e/ou mal-intencionados, ou, por outro lado, quando eleitores revelam interesses individuais e entregam o seu voto pela melhor oferta, mesmo que sejam favores futuros.
Pior é que alguns ainda se consideram espertos, sem se dar conta de que estão vendendo sua dignidade e contribuindo para alimentar a velha dúvida: é mais criminoso quem vende ou quem compra o voto? Está quase no mesmo patamar quem pensa que política é bobagem, que o melhor é ignorar. São esses que acabam dando suporte a falsos líderes, políticos vazios de ideias, oportunistas, corruptos.
É preciso descrever os vários cenários de uma eleição para deixar o mais claro os efeitos que uma escolha equivocada pode produzir. E realçar, com veemência, a necessidade de, sob qualquer circunstância, depositar na urna um voto consciente. Este é o que tem valor, combate coligações suspeitas e acordos espúrios, é o combustível da democracia, enfim, é o que pode separar bons de maus políticos. Votar com consciência não é opção, é obrigação. Horizontina fez isso. Elegeu NILDO - 13 por larga margem de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário