domingo, 16 de outubro de 2011

UMA REFLEXÃO SOBRE O NASCER DO SOL.

A nossa comunicação humana consagra e cristaliza expressões que vão se tornando tão familiares a ponto de não despertarem qualquer atenção. Há alguns dias comecei a me intrigar com a expressão “O nascer do sol”. Existe até um belo refrão para saudar o novo dia, que assim canta: “O sol nasceu, é um novo dia, bendito seja Deus! Quanta alegria!”.
É normal para o agricultor acordar e se por a caminho da lavoura ao nascer do sol. O operário das cidades também começa movimentar-se para a luta do dia, ao nascer do sol. Nasce o sol e o mundo se põe de pé para um novo dia. Mas, como nasce o sol? Quando acontece o seu parto? Tem-se a impressão de que a noite é a grande mãe. Em poucas horas faz acontecer uma misteriosa gestação e um parto bem sucedido para a alegria do mundo.
Algumas vezes parece que o sol não nasce. Nuvens carregadas ocultam os seus raios, então nos vemos envolvidos por um dia cinzento. E daí? Nasceu ou não nasceu o sol? Essa pergunta parece infantil, mas não deixa de revelar o pensamento do cotidiano simples e familiar. Sempre nasce o sol e nasce para todos, mesmo que as nuvens tentem escondê-lo.
É tão normal a referência do nascer do sol como um novo começo, novo caminho, nova oportunidade e um novo horizonte. Esta notícia sempre nos deixa alegres e animados. Porém, nunca se ouviu falar que o sol tenha morrido. Quando chega a noite escura ninguém grita: “morreu o sol”. Falamos, elegantemente do “pôr do sol”. Diz o salmo que “o sol sabe a hora do seu ocaso”. Na verdade, o sol sempre nasce e nunca morre.
A Bíblia, em sua linguagem simbólica evoca o nascimento do sol dando-lhe sempre um tom de boa nova,vida nova, ressurreição. O cântico profético de Zacarias, após o nascimento de João Batista, proclama: “... graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas e na sombra da morte”. Com frequência os anúncios proféticos no meio do sofrimento do povo comunicam o nascimento do sol da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário