sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TODOS QUEREM UM MUNDO SEM DOR.

O coração humano está sempre sonhando com um mundo sem dor, nem sofrimento, mas, ao mesmo tempo não deixa de multiplicar os mecanismos causadores de novas dores e os mais dramáticos sofrimentos. Se, de um lado, não queremos, de outro lado nos vemos agentes ou vítimas de outras dores. Geralmente, por sermos pouco preventivos, nos debatemos e nos desgastamos com o lado curativo e às vezes chegamos tarde demais.

Os mitos de certos paraísos surgiram em todos os povos, como o anseio de superação do lado trágico da vida. Porém, na medida em que avançamos no tempo e evoluímos no progresso, vamos nos convencendo ainda mais da impossibilidade de supressão da dor e da angústia humana. A doença e a morte estão nas entranhas de nossa carne.
Nesta época, presenciamos uma tendência que marca fortemente a nossa cultura. Essa tendência nasce do desejo de evitar e esconder, a qualquer custo, o sofrimento humano e as limitações da vida. Evitar o sofrimento e a dor é um procedimento positivo, tanto para quem sofre como para os familiares. A superação do sofrimento é uma justa aspiração de cada pessoa, em relação a si mesma e também um gesto de solidariedade diante do sofrimento dos outros.
Porém, o fato de querer esconder o sofrimento pessoal ou dos outros não parece ser algo tão humano. Conheço famílias que, além do sofrimento de terem um filho ou uma filha com deficiência, sofrem dobrado procurando ocultar essa realidade à sociedade, por receio de serem diminuídos em seu conceito. Mas também conheço famílias que fazem do sofrimento um caminho honroso de dedicação, cuidado e amor incondicional.
Um jornalista, motivado pela mentalidade de nosso tempo, afirmou que chegou a hora de suspender a visibilidade do sofrimento porque a humanidade só quer ver o lado prazeroso da vida. Com esse tipo de tendência, o que vai acontecer é que o sofrimento dos que padecem aumenta ainda mais pelo agravante do isolamento. Por esse caminho vamos facilmente confundindo a dor, o limite e o sofrimento como se fossem o lado vergonhoso da vida.

Quando se busca tirar das cruzes da vida sua verdade e sua força de ressurreição, tiramos dos humanos sofredores a força da esperança. Somente no amor a dor resgata sua dignidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário