terça-feira, 18 de outubro de 2011

SÓ É DERROTADO QUEM DESISTE.

A escola, pequena e desgastada pelo tempo, situava-se numa localidade bem longe da cidade. Era frequentada por poucas crianças. Um dia a professora deu a elas um tema para redação: qual é seu maior sonho? Algumas crianças concluíram a tarefa em poucos minutos e os sonhos eram bem simples: ganhar uma boneca, viajar para a capital, conhecer o mar, uma camisa da seleção, uma bola oficial de futebol, um telefone celular...
Um menino, porém, escreveu quatro laudas e a professora, com curiosidade, leu o que ele escrevera. Seu sonho era ser proprietário de uma fazenda, cursar uma universidade, comprar uma casa na praia, viajar à Europa... Seu sonho é um absurdo, disse a professora. Você é filho de um lavrador, seus pais são pobres, jamais conseguirá realizar esses sonhos!
O menino ficou triste e contou o fato ao pai, que o olhou com ternura e disse: estou orgulhoso de você, meu filho! E continuou: o sonho é seu, a decisão de perseguir esse sonho é sua, o sonho está a seu alcance, desde que não desista. No dia seguinte, o menino entregou a mesma redação à professora, com uma frase a mais: nunca desistirei de meu sonho! A professora sorriu para criança e disse: eu começo a acreditar no seu sonho.
Não sabemos se a criança concretizou ou não os seus sonhos, mas sua determinação mostra a fibra de um vitorioso. As pessoas têm a dimensão de seus sonhos. Sonhar é o ponto de partida. A diferença está na disposição de pagar o preço desse sonho.
O sucesso das pessoas que marcaram a história da humanidade começou com um sonho e elas souberam dizer não aos profetas do fracasso. Winston Churchill rodou três anos na escola primária, mas não abandonou seus sonhos: tornou-se primeiro-ministro, escritor e grande herói inglês na Segunda Guerra Mundial. Giuseppe Verdi foi olhado com deboche quando fez seu primeiro teste musical. Ele acreditou no seu sonho e deixou à humanidade uma dezena de óperas monumentais.
Todo aquele que sonha precisa estar disposto a pagar o preço e não se abater com as dificuldades e insucessos. Você nunca chegará ao Novo Mundo, diziam a Cristóvão Colombo. Você nunca poderá voar, observavam a Santos Dumont. Você nunca conseguirá uma lâmpada elétrica, diziam a Thomas Edison. E eles conseguiram.
Nós temos a dimensão de nossos sonhos e desejos e nunca devemos abrir mão deles. Agora é tarde, pode observar alguém. Nunca é tarde demais. Catão, político romano, começou a estudar grego aos 80 anos. Questionado sobre isso, ele observou: Se não começar agora, quando o farei? Aquele que continua alimentando seus sonhos nunca envelhece. De resto, não temos o compromisso com o sucesso, mas com a luta. Morrer em meio a uma grande batalha é ser vitorioso.
Só é derrotado quem desiste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário