terça-feira, 18 de outubro de 2011

BASEADO NA PREVISÃO CLIMÁTICA, EMATER/RS DESTACA ORIENTAÇÃO TÉCNICA

Até o final de novembro, o RS deve registrar índices de precipitações normais, dentro da média histórica do período. Mas deverá haver redução gradual no volume de chuva, com o sudoeste já registrando precipitações pouco abaixo do padrão em novembro, tendência que atinge o Estado como um todo em dezembro.

Os dados constam no boletim com as tendências climáticas do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do RS (Copaaergs). O material serve de apoio na tomada de decisões a agricultores e entidades do setor primário.
Diante do prognóstico, a Emater divulgou as recomendações técnicas para manejo das principais atividades agrícolas. O escalonamento da época de semeadura e o emprego de cultivares de ciclos diferentes, seguindo o zoneamento agrícola, estão entre as orientações dos técnicos.
Dentro do sistema de produção, observar práticas de rotação de culturas; descompactar o solo, quando necessário; implantar as culturas sob adequadas condições de umidade e temperatura do solo; racionalizar o uso de água e irrigar quando necessário, preferencialmente nos períodos críticos; em semeaduras tardias, se possível, aumentar a profundidade de semeadura e adubação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário